
Datas
Data da Fundação: 10-01-1922
Data da Publicação dos Estatutos no Diário da República: 04-07-1980
História
"O Padroense Futebol Clube, foi fundado no ano de 1922, vindo a interromper a sua actividade no ano 1940, para ser reorganizado em 1948 e manter-se em actividade até ao presente.
A fim de apresentar uma melhor esquematização deste historial dividimos o mesmo em duas fases distintas da vida do clube que designaremos 1º Padroense (1922 / 1940) e 2º Padroense (1948 até ao presente).
PRIMEIRO PADROENSE
Passaremos a relatar alguns acontecimentos vividos neste período dos quais nos foi possível obter elementos escritos ou falados; Queria-mos iniciar este relato com a indicação do ou dos fundadores do Padroense, mas não nos foi possível determinar com exactidão os seus nomes.
O Sr. Januário, montante de profissão e pessoa abastada, foi o sustentáculo do clube nesta primeira fase, como seu benemérito, chegando a ser seu presidente de direcção. Falam os antigos de três Padroenses sucessivos, nesta primeira fase, ligando-se cada um deles aos locais onde foi situado o campo de jogos.
O primeiro campo do Padroense F. C. foi na “saibreira” passando depois para o “campo vadio” (onde hoje fica a escola), para posteriormente ir para o Monte da Mina, junto aos terrenos onde hoje está situada a Igreja do Padrão da Légua.
A sede do clube foi inicialmente um pequeno quarto na casa do Sr. Justino, onde se guardavam todos os pertences do clube, passando depois para a casa dos Tamanqueiros, para finalmente se estabelecer na Rua Nova do Seixo, na chamada casa do Sr. Abade que pertencia ao padre Meão.
O primeiro equipamento, feito em pano branco por uma costureira, tinha uma única risca vermelha, horizontal, e calções brancos, ao contrário do actual, que em fundo branco apresenta três riscas vermelhas horizontais e calções azuis.
Foi ainda nesta primeira fase do clube que se alterou o equipamento para a sua actual forma sem que alguém nos saiba dizer porquê. A única modalidade praticada nesta primeira fase do clube foi o futebol. O primeiro jogo oficial foi disputado com o Leixões, no antigo campo de Santana e perdemos por 6-1.
O clube disputava a 1ª Divisão do Campeonato de Promoção do Concelho de Matosinhos, tendo conquistado o respectivo título, pelo menos, nos anos de 1932, 1933 e 1934, como consta de diploma existente actualmente no património do clube.
Acima daquela divisão havia a chamada “Divisão de Honra” onde militavam clubes de nível superior.
Não havia treinador e as deslocações para os locais onde se realizavam os jogos eram feitas a pé ou de bicicleta.
O marcador mais notável desta primeira fase do clube chamava-se
Belmiro.
Em data não perfeitamente determinada, o clube participou na disputa da Taça de Portugal, e em jogo disputado com o Leixões no antigo estádio do Amial, como o empate se mantinha perigosamente, próximo do final do jogo um jogador do Padroense, José Ribeiro, marcou um golo na própria baliza, sendo guarda-redes o Cete, pois se ganhassem, o clube teria que se deslocar a Lisboa para defrontar o União de Lisboa e não havia base financeira que o permitisse.
O pior é que o guarda-redes não estava avisado e tendo reagido muito mal a este facto, obrigou o colega da equipa a pôr-se a recato se não lhes quis sofrer as consequências.
Fizemos nesta fase alguns jogos importantes:
•com o Vitória de Guimarães no campo “Bem lhe vai” em Guimarães;
•com o Futebol Clube do Porto perdendo por 9-2;
•com o S. C. Salgueiros perdendo por 6-1;
Aquela que talvez seja a maior vitória do Padroense F. C., ao longo da sua existência, foi a conseguida contra o Baliense (23-2), no campo do Monte da Mina.
A inauguração do campo do Monte da Mina, foi um jogo com o
Fanzerense que ganhamos por 2-0.
O último jogo desta primeira fase do Padroense foi realizado no campo do Monte da Mina, contra o Infesta e perdemos 2-1.
Quando acabou o campo do Monte da Mina, ainda ficou a sede por algum tempo, mas o clube veio a entrar em inactividade por falta de direcção para presidir os seus desígnios, tendo, ao que se diz, a grande maioria dos troféus sido derretidos.
SEGUNDO PADROENSE
Interrompida que foi a actividade do clube, pelos motivos já apontados, veio o mesmo a reorganizar-se no ano de 1948 verificando-se numa primeira fase a expansão desportiva do clube, tendo praticado sucessivamente as modalidades de Voleibol, Futebol, Ténis de Mesa, Ciclismo, Boxe, Andebol e Pesca Desportiva. Posteriormente, por dificuldades materiais, humanas e financeiras, algumas destas modalidades vieram a cair em inactividade praticando-se, no presente, somente Futebol e Andebol.
Também nesta fase e mercê da construção do edifício social, se verificou alguma actividade cultural, embora sem carácter permanente, que se saldou pela realização de alguns espectáculos teatrais.
Dos acontecimentos mais significativos que nos foi possível tomar conhecimento passamos a descreve-los:
- Em 10-01-1948 começa o P. F. C., não oficialmente, uma vez que a nível de estatutos se indica como data da reorganização o mês de
Junho do mesmo ano;
- O início das actividades desportivas, foi um jogo de Voleibol com a C. U.F.
(Porto);
- Seguidamente surgiu o Ténis de Mesa, que fez o primeiro jogo contra a
C. U. F.. Por falta de instalações próprias, este foi realizado na padaria do
Sr. Mendes.
- O primeiro jogo de futebol (1948) foi na Trofa e perdemos por 10-0.
Após a reorganização a sede do P.F.C. foi na rua Nova do Seixo nº 1020, depois da casa do padre onde já havia sido na primeira fase de existência do Clube, posteriormente transferiu-se para edifício próprio na rua Elaine Sanceau, no Padrão da Légua.
A inauguração dessa sede, feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, aconteceu em 1952, tendo tido numa primeira fase uma importante e intensa utilização social por parte dos associados. Em 1994 com a inauguração do seu actual Estádio, foram-se transferindo para este local todas as actividades e é hoje onde se encontra a sua Sede Social.
A inauguração do campo que passaríamos a utilizar, foi feita em 1949, com um jogo de futebol contra o Leixões e que perdemos por 2-0.
Visitaram ainda o nosso campo o Sporting de Braga e em 1951 a C.U.F., Com quem perdemos por 4-0.
VOLEIBOL
O clube disputava o campeonato de promoção e os principais jogos eram com a Associação Académica de S. Mamede.
Esta secção extinguiu-se em 1955/56 por desinteresse e principalmente porque a EFACEC constituiu nesta data uma equipa da modalidade que captou os atletas do P. F. C. que trabalhavam nessa empresa, deixando-a de tal forma desfalcada que esta não conseguiu sobreviver.
TÉNIS DE MESA
Esta secção terá eventualmente chegado a 1949/50, participando nos campeonatos regionais com um comportamento regular.
Alguns dos principais praticantes foram: Arménio Dias, Alberto Carneiro, Augusto Lagoaça, etc.
CICLISMO
Esta secção terá existido somente um ano no clube (1950) e terminou pois exigia muito dinheiro uma vez que os praticantes exigiam peças para as “máquinas”.
Os principais praticantes foram o Pimenta e o Campos.
Existem na sede duas medalhas comprovativas da presença do clube na modalidade, uma referente ao terceiro lugar numa prova em Vila do Conde e outra de participação na 15ª Volta a Portugal tendo ainda, ao que dizem participado numa prova denominada “Giro ao Minho”.
BOXE
Existiu só numa época, em 1951.
Os treinos eram na sede e os combates nos circos que aqui passavam e eram alugados para o efeito.
Os praticantes foram: O Freitas (bibi) e o Ernesto.
FUTEBOL
Em 1953, com três pontos conquistados na secretaria no final do campeonato, ficou o clube campeão de série e foi disputar o jogo com o Vasco da Gama (Paços de Ferreira) no qual fomos eliminados.
Em 1974/75 é campeão de série no Campeonato Regional da 3ª Divisão, o que possibilitou a subida á 2ª Divisão.
Não se sabe concretamente quando foi criada a secção de juniores, mas pensa-se que tenha acontecido em 1958. A secção de juvenis foi criada na época1973/74.
Na categoria de Juniores estivemos por duas vezes candidatos a disputar o Campeonato Nacional. Uma destas vezes foi na época de 1974/75 que disputamos um jogo com o Leixões e perdemos, ficando assim afastados de participar naquele campeonato.
No escalão de Juvenis subimos ao Campeonato Nacional em 2001/2002 No escalão de Séniores subimos em 2003/2004 à 3ª Divisão Nacional, onde nos encontramos actualmente.
ANDEBOL
Esta secção foi criada em 1955 com a modalidade de onze. O primeiro jogo foi contra o Infesta a contar para o Campeonato Popular. Só mais tarde o clube se iniciou na modalidade de sete e fez o primeiro jogo com o Leça, perdendo por 10-9 e depois ganhou todos os restantes jogos do campeonato regional de 2ª Divisão ficando, campeão (1956/57).
Esta secção terá eventualmente chegado a 1949/50, participando nos campeonatos regionais com um comportamento regular.
Alguns dos principais praticantes foram: Arménio Dias, Alberto Carneiro, Augusto Lagoaça, etc.
Para subir de divisão, disputou no Pavilhão dos Desportos, dois jogos com o Progresso que venceu respectivamente por 11-9 e 17-8.
Foi um destes jogos que um adepto de nome Carrilano, entusiasmado com o desenrolar do jogo caiu da bancada sobre um polícia.
Na modalidade de sete, para além de ter ficado campeão da 2ª Divisão Regional na categoria de Seniores em 1956/57, há ainda a registar a conquista do Campeonato Nacional de Juniores em 1964/65 e um brilhante 4º lugar no Campeonato Nacional de Juvenis em 1971, ano em que foi criada esta categoria.
Na modalidade de onze, há a registar a vitória no Campeonato Regional da 2ª Divisão 1959/60 e a repetição do mesmo em1966/67.
Nesta modalidade há ainda a registar a presença em vários campeonatos e no “Metropolitano”.
Desta modalidade foram alguns, atletas internacionais:
- Manuel Mendes - 1960
- Joaquim Seabra - 1965
- Jorge Falapim - 1965 (capitão da Selecção Nacional de Juniores).
- Paulino Pais - (Selecção Regional do Porto).
PESCA DESPORTIVA
Foi fundada no clube em 1972, tendo na base uma dissidência de um grupo de pescadores do Fluvial, e com esta modalidade, o Padroense conquistou o titulo de Campeão Nacional em 1977.
DIVERSOS
O salão Alberto Ribeiro, da sede própria começou em 1961 e demorou dois anos a construir. Por ser grande amigo da arte de Talma e achando que o palco era pequeno para lá se fazerem representações teatrais, propôs á direcção da época fazer as obras necessárias á sua ampliação.
Construiu-se a Pró-sede, que através de vários meios, foi angariando donativos em dinheiro e mais tarde também em aparelhagem como uma TV.
SECÇÃO DE CULTURA E TEATRO
Criada em 1970 e tendo conseguido sobreviver durante cinco anos, levou a efeito exposições, colóquios e outras manifestações de carácter cultural em que cumpre destacar a encenação dos seguintes textos:
•O Escurial, Michael de Geldrod (1970);
•O Ensaio, de Rui Terraseca (1973);
•Ou Isto ou Aquilo, de Rui Terraseca (1974);
Esta secção foi novamente reactivada em 1978, durou 2 anos, levou á cena as peças “Sopa Juliana”, “O Leão e o Grilo” e extinguiu-se até aos dias de hoje.
DATAS IMPORTANTES
1977 - Campeão Nacional de Pesca Desportiva
1980/1981 Campeão Distrital da 3ª Divisão de Futebol;
1982 - Elevado a Instituição de Utilidade Pública;
1994 - Inauguração do actual Estádio de Futebol;
1997 - Comemoração dos 75 anos;
1997 - Atribuição da Medalha de Bons Serviços Desportivos Pelo
Secretário de Estado, Miranda Calha;
2001/2002 - Campeão Distrital de Futebol 1ª Div. Em Juvenis;
2003 - Medalha de Valor Desportivo Dourada;
2003/2004 - Subida à 3ª Divisão Nacional;
2004 - Medalha de Mérito Desportivo Dourada;
2004 - Inauguração Relvado Sintético;
2005 - Inauguração dos Balneários e Bancada do Sintético"
Direcção
"Presidente da Direcção: Germano Fernandes de Pinho
Presidente Adjunto: Dr. Vasco Pinho
Tesoureiro: Dr. André Chapouto
Vice-Presidente Instalações: José Silva
Vice-Presidente Contencioso: António Quintas
Vice-Presidente Marketing e Publicidade: Manuel Monteiro
Vice-Presidente Financeiro: António Sousa
Vice-Presidente Actividades Recriativas e Culturais: Alberto Pereira Pinto
Vice-Presidente Desporto Amador: Alirio Ferraz
Vice-Presidente Desporto não Amador: Manuel Sousa Pereira
Vice-Presidente Futebol Formação: Alberto Carneiro
Outros Orgãos Sociais:
Presidente Assembleia Geral: Eng.ª António Henrique Martins
Presidente Conselho Fiscal: Manuel Augusto Barros"
Rua Hernâni Torres, s/nº - Padrão da Légua
4460 Senhora da Hora