Conteúdo atualizado em2024/06/2708:37
A depressão, nos seus vários tipos, caracteriza-se, de forma geral, como uma patologia em que se encontram presentes sentimentos de tristeza profunda e persistente no tempo, vazio, sensação de cansaço e falta de interesse nas atividades.
O impacto dos sintomas varia de acordo com a sua gravidade (ligeira, moderada ou grave) e a sua duração, mas sabe-se, atualmente, que a depressão é a doença que mais contribui para a incapacidade na atividade produtiva.
Os conceitos de depressão e tristeza são frequentemente confundidos, sendo o termo depressão muitas vezes utilizado quando alguém se encontra triste. Embora a depressão inclua um estado de elevada tristeza, estar triste não significa estar deprimido.
A tristeza é um estado emocional normativo, uma resposta a uma situação desagradável. A tristeza geralmente dura algumas horas ou dias e não interfere de forma clinicamente significativa na vida da pessoa. Todos nós já experienciamos tristeza em algum momento da nossa vida e é expectável que assim o seja.
A depressão, por outro lado, é uma doença, e implica que os sintomas sejam constantes por várias semanas e influenciem o funcionamento adaptativo do sujeito. A depressão afeta os nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e perceções. Esta patologia extrai a vontade de viver, é sentida de forma recorrente e requer tratamento. Quanto mais cedo a intervenção for iniciada, melhor será o seu prognóstico.
A pessoa que experiencia alguns dos seguintes sinais ou sintomas na maioria do seu dia, quase todos os dias, por, pelo menos, duas semanas, pode ter uma depressão: Humor persistentemente triste, ansioso ou “vazio”, Diminuição clara do interesse em todas ou quase todas as atividades, Sentimentos de desesperança ou pessimismo, Alterações do peso ou do apetite, Fadiga ou perda de energia, Agitação ou lentificação psicomotora, Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva, Diminuição da capacidade de concentração ou indecisão, Insónia ou sonolência excessiva, Pensamentos recorrentes sobre a morte ou ideação suicida, Sintomas físicos persistentes, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais ou dor crónica que não respondem ao tratamento convencional.
Quando a pessoa sofre de depressão é importante que seja devidamente acompanhada com psicoterapia e, nos casos em que assim se justifica, com terapia combinada (psicoterapia + terapia medicamentosa).
Já fizeste alguém feliz hoje?
Esta é a tua oportunidade de, empatica'mente, fazeres diferença na vida do outro.
Cada vale simboliza um gesto de empatia! Depois de cumprires o desafio e o ofereceres, quem recebe pode passar a outra pessoa para continuar esta corrente de felicidade.
Vamos a isso?
E porque não queremos deixar ninguém de fora, deixamos-te aqui os vales que poderás partilhar com quem mais gostas!
Ativa’lente - Sentir Faz Sentido
Concurso de Fotografia
Regulamento do Concurso de Fotografia