
13 estruturas museológicas do Concelho abraçam esta celebração
A 42ª edição do Dia Internacional dos Museus e a 15ª edição da Noite Europeia dos Museus foram assinaladas em Matosinhos nos dias 17 e 18 de maio com uma programação que compreendeu os treze núcleos da rede MuMa (Museus de Matosinhos).
Tendo como tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, fixado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, nesta celebração do 42º Dia Internacional dos Museus, as portas das instituições que preservam o património e a identidade de Matosinhos estiveram abertas, participando na reflexão proposta e dando a conhecer alguns dos seus tesouros.
O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, foi mais uma vez o centro da animação, que se estendeu também a mais treze espaços museológicos do concelho, a Casa- Museu Abel Salazar, o Museu da Escola de Lavra, o Museu da Misericórdia de Matosinhos, o Núcleo Museológico do Mar, o Museu dos Bombeiros, o Farol de Leça da Palmeira, o Museu da História da Escola Gonçalves Zarco, a Casa do Mar e Tanques Romanos, o Museu do Linho e do Milho, o Museu de Jazigos Minerais, o Museu Padre Silva Lopes, e a Sala-Museu Guilherme Ferreira Thedim.
Vocacionadas para diferentes públicos, as propostas lançadas percorreram os dias 17 e 18 de maio e incluíram visitas especiais e temáticas, exposições, teatro, poesia, música, oficinas e workshops.
No Museu da Quinta de Santiago, o programa de animação começou logo pela manhã de sábado com o “Criança Traz Adulto”, uma atividade vocacionada para as famílias em que foi trabalhado o tema “Equilibrar uma balança”. Seguiu-se, pelas 15h00, uma visita orientada à exposição “Casa de Recordações”, por César Príncipe, colecionador a autor da exposição e, pelas 22h00, mais uma leitura encenada do “Salvé a língua de Camões” com a presença do autor Fábio Brandi Torres.
A festa dos Museus culminou com o “museu escuro como breu”, uma visita ao Museu da Quinta de Santiago à luz das lanternas.
Recorde-se que o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento das comunidades. A Noite Europeia dos Museus começou por ser, em 2005, uma iniciativa do Ministério da Cultura de França, mas está hoje disseminada por toda a Europa, convidando a população a usufruir de uma experiência cultural diferente, durante o período noturno.
A dupla celebração voltou, assim, a inspirar os museus de Matosinhos a revelar a sua faceta mais festiva e interativa, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair novos públicos, sem esquecer a missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor.

















































Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20