
Após anos de espera, e com um atraso de cerca de três décadas, os matosinhenses tiveram como “prenda” no sapatinho a abertura do IP4 / A4, na sua ligação até ao nó de Águas Santas, na Maia, e a Via Regional Interna (VRI) que garante a ligação ao IC24 (agora denominado por A41) no nó do aeroporto.
Foi precisamente junto a este último nó que se realizou, no dia 24 de Novembro, pelas 15 horas, a cerimónia oficial de inauguração desta obra de grande vulto, tão importante para o concelho de Matosinhos, para a Área Metropolitana do Porto e para o Norte do País.
O Presidente da autarquia, Dr. Guilherme Pinto, fez, aliás, questão de salientar, na sua intervenção durante o momento da inauguração, a importância do IP4 e da VRI para o município de Matosinhos que assistirá, a partir de agora, a uma grande revolução ao nível da mobilidade.
Rapidez e fluidez no atravessamento do concelho, aumento da qualidade de vida dos cidadãos, interligação cuidada com as vias municipais, uma nova alavanca para o desenvolvimento social e económico. Estas são algumas das mais valias que esta infra-estrutura trará para Matosinhos e cada uma das suas dez freguesias, ligadas agora entre si pelos 9 quilómetros de IP4 ou pelos 3 quilómetros da VRI.
Também presentes na cerimónia de inauguração estiveram o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Eng.º Mário Lino, o Presidente da EP – Estradas de Portugal, EPE, Eng.º António Laranjo, e o Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, S.G.P.S., Eng.º António Mota. No final da cerimónia, a comitiva percorreu os cerca de treze quilómetros inaugurados.
Esta obra estruturante, de responsabilidade governamental, vai permitir aumentar a qualidade do atravessamento do concelho – de Poente para Nascente –, diminuindo o tempo dispendido em deslocações, e vai igualmente aumentar a qualidade de vida de toda a população que tem de se movimentar no sentido da Senhora da Hora, Guifões, Custóias, para Leça do Balio e S. Mamede de Infesta., numa extensão aproximada de 13kms.
O IP4 tem assegurada a ligação, através da VRI, ao IC24 (agora denominado de A41) – nó do Aeroporto – rasgando as freguesias de Guifões e Santa Cruz do Bispo, interligando com a VILPL – Via de Ligação Interna ao Porto de Leixões, uma via que irá permitir retirar à malha urbana matosinhense os pesados, cerca de dois mil que se deslocam ao Porto de Leixões, uma vez que, depois de aberta ao tráfego, fará o respectivo escoamento directamente na infra-estrutura portuária.
Uma complexa malha de vias que representa um investimento na ordem dos 150 milhões de euros. Ao todo, foram construídos seis novos nós, com 24 acessos e 44 passagens superiores e inferiores.