
Chegou ao fim mais uma conferência inserida no Ciclo de Conferências de Matosinhos
Ao longo do dia, passaram pelo Terminal de Cruzeiros um conjunto de oradores oriundos do setor do mar, distribuídos por quatro painéis temáticos, numa conferência dedicada ao “Mar de Oportunidades” e organizada pela Câmara Municipal com o apoio do Fórum Oceano e Jornal de Notícias.
A propósito da ligação do Porto de Leixões à cidade de Matosinhos, o Presidente da Câmara Municipal lembrou que “Matosinhos é o que é por causa do Porto de Leixões”. “Matosinhos ficou para sempre marcado pelo Porto de Leixões, com muito sacrifício em virtude da sua destruição do casco urbano”, referiu, salientando, todavia, o esforço da APDL em melhorar a sua relação com a cidade, retirando cerca de três mil camiões da malha urbana da cidade com a nova Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões, entre outros benefícios para Matosinhos.
Guilherme Pinto destacou, no entanto, que é preciso fazer mais para uma melhor integração do Porto de Leixões na cidade, como, por exemplo, a requalificação da Rua Heróis de França e da Avenida Serpa Pinto. O edil defendeu ainda que a APDL deve ter uma maior autonomia e uma maior capacidade de decisão para que possa crescer ainda mais.
Na sessão de encerramento da conferência, Eduardo Pinheiro, Vice-presidente da Autarquia, sublinhou que “mar e Matosinhos são duas realidades que não se podem separar”. Matosinhos hoje não é só mar. Matosinhos é o cluster do mar, mas também é Matosinhos cidade de inovação. Fizemos outras apostas”, acrescentou, dando o exemplo da aposta na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e na Casa da Arquitectura.
Em representação da Ministra do Mar, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, manifestou que o mar requer uma capacidade de respostas específicas, apenas possíveis com um esforço transversal a todas as atividades ligadas ao setor, defendendo, por isso, a “clusterização das atividades”.
Além de Guilherme Pinto, de Eduardo Pinheiro e de José Apolinário, marcaram ainda presença no Terminal de Cruzeiros de Leixões o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, o Vereador António Parada, entre outras individualidades.
Notícias relacionadas
-
Inauguração do ESAD IDEA
Inauguração do ESAD IDEA
19.11.16
