
Primeiro-ministro destacou a importância da aposta no design que Matosinhos tem feito em parceria com a ESAD
A abertura da exposição “Playtime: Design Industrial para a Vida Moderna” assinalou hoje a inauguração oficial do Espaço ESAD IDEA, na Rua Brito Capelo.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
A exposição tem curadoria de Maria João Baltazar e José Bártolo e reúne mais de 150 objetos emblemáticos do design industrial na segunda metade do século XX e através da qual se pretende promover a aproximação do design e da investigação a diferentes públicos. É possível encontrar objetos com o sintetizador da Casio ou o espremedor de citrinos da Alessi. A exposição pode ser visitada até 27 de janeiro.
Além da exposição, foi dado a conhecer o projeto de arquitetura do espaço ESAD IDEA e o respetivo programa funcional.
O Espaço ESAD IDEA ocupa os antigos edifícios da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa de Crédito e Previdência, um projeto de 1937 da autoria do arquiteto Manuel Fernandes de Sá. A requalificação, orçada em 750 mil euros (comparticipados por fundos comunitários), obedeceu a um projeto da arquiteta Maria Milano e concretizou um espaço multifuncional que acolherá o centro de investigação da ESAD, uma cafetaria, uma galeria, uma concept store e uma residência de artistas.
Este novo espaço resulta de um protocolo firmado no ano passado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD IDEA, juntando-se, assim, a outros dois equipamentos- a Incubadora de Design do Mercado Municipal e a Casa do Design, que fazem parte da estratégia de afirmação do design enquanto elemento dinamizador da economia, capaz de contribuir para a fixação de novas empresas e de residentes mais qualificados, para a melhoria da qualidade de vida e para afirmação de Matosinhos como cidade que privilegia a criatividade e a cultura.
Aberto a diferentes públicos e projetos, o Espaço ESAD IDEA pretende promover uma programação dinâmica e abrangente, explorando sinergias com a Incubadora de Design do Mercado de Matosinhos, a Casa do Design, a Casa da Arquitectura e a ESAD.
Foram centenas as pessoas que fizeram questão de marcar presença na inauguração deste edifício emblemático da Rua Brito Capelo e que agora abre portas como centro ligado ao design. José Bártolo, da direção da ESAD, destacou o papel do design e este encontro feliz entre uma escola que ganha cada vez mais dimensão aqui e além fronteiras e uma cidade que a sabe receber, compreender e estimular. Palmira Macedo, Presidente da Assembleia Municipal, falou também a importância da criatividade na economia e para o desenvolvimento das cidades.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, agradeceu ao Primeiro-Ministro da presença em Matosinhos para esta inauguração tão importante para o Município e para continuar a dar corpo a esta ambição de fazer de Matosinhos Cidade do Design e Cidade Criativa. “Mais importante do que ficar de braços cruzados a criticar, é deitar mãos à obra e aproveitar o que temos de melhor, dando-lhe dimensão nacional e internacional”, destacou Guilherme Pinto.
O Primeiro- Ministro confessou que “esta foi a melhor forma de terminar o dia depois de uma visita à fábrica de Cacia, um exemplo importante da aposta no design”. António Costa destacou a importância da ESAD, não só no ensino, como na investigação e na capacidade de aceitar os desafios que a Câmara Municipal lhe tem lançado para dar algo de si à comunidade através de espaços como a incubadora no Mercado de Matosinhos, a Casa do Design nos Paços do Concelho ou o agora inaugurado ESAD Idea. O Primeiro-Ministro dirigiu uma palavra especial ao Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, pela sagacidade e pela estratégia ganhadora que conseguiu implementar no concelho, onde a gastronomia já era rainha, a arquitetura um pólo de atração e, agora, o design a e a criatividade surgem como a cereja no topo do bolo.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, assumiu que este foi um dia feliz. Mais um passo dado na relação de proximidade que a Autarquia tem conseguido estabelecer com a ESAD e com a comunidade envolvente que tem aderido em força a todos os projetos apresentados ao longo dos últimos anos .O autarca recordou que a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD estão ainda a trabalhar em conjunto na candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que deverá concretizar-se no próximo ano.
O Vice-Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, os vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto, Joana Felício e Lurdes Queirós estiveram ao lado do Presidente da Câmara nesta inauguração. Destaque ainda para a presença da Deputada Luísa Salgueiro, do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vereador Manuel Pizarro, do Presidente da União de Freguesias de Leça e Matosinhos, Pedro Sousa, para as Administradoras das empresas municipais, Olga Maia e Helena Vaz, do Presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, o Diretor Pedagógico da ESAD, José Simões, bem como toda a direção da escola, com destaque para Sérgio Afonso.
Depois desta inauguração, o Presidente da Câmara fez questão de mostrar a Real Vinícola ao Primeiro-ministro. A futura Casa da Arquitetura deverá abrir portas em junho do próximo ano e será mais um espaço de referência nacional e internacional.
Notícias relacionadas
-
“Y, Desenhar Portugal”
“Y, Desenhar Portugal”
23.11.19 -
Fiction Practice - Young Curators Lab

Fiction Practice - Young Curators Lab
30.09.19 -
Porto Design Biennale

Porto Design Biennale
25.09.19 -
“Que Força é Essa”

“Que Força é Essa”
20.09.19
