
Participação de Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura e concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos
Quando abrir as portas, na primavera de 2017, a Casa da Arquitectura vai mudar de designação, passando a chamar-se também Centro Português de Arquitectura. O anúncio foi hoje feito pelo diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, durante a cerimónia de abertura do evento “Be a Part Of”, que até amanhã decorre no edifício da antiga Real Vinícola, em Matosinhos.
O edifício da Real Vinícola, na Avenida Méneres, está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Edificado entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Adquirido pela Autarquia, em 2000, por cinco milhões de euros, o edifício foi classificado como monumento de interesse público.
As obras de reabilitação visam adequar o edifício às suas novas funções. Num futuro próximo aquele equipamento passará a acolher a sede da Casa da Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
O edifício acolherá ainda, além da futura sede da Orquestra de Jazz de Matosinhos, um conjunto de espaços comerciais. O investimento total ronda os oito milhões de euros.
O projeto é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz.
A abertura está prevista para o primeiro trimestre de 2017. Até lá, a Câmara Municipal de Matosinhos quer dar a conhecer a Casa da Arquitectura.
Entre hoje e amanhã, a Câmara Municipal de Matosinhos promove, na Real Vinícola, a apresentação internacional da Casa da Arquitectura. Conferências e debates com profissionais nacionais e internacionais, e concertos da Orquestra Jazz de Matosinhos são algumas das atividades previstas.
Esta manhã, a Sala de Sessões Pública dos Paços do Concelho recebeu uma reunião, liderada pelo diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, com os presidentes das escolas de arquitectura portuguesas, para dar a conhecer o projeto, as valências do espaço, e futuras formas de colaboração, nomeadamente ao nível da rede de arquivos nacionais, visitas e exposições.
Da parte da tarde, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, procedeu a uma visita guiada, aberta à população, à obra da Real Vinícola, explicando um pouco da história do edifício, as suas transformações ao longo do tempo e as novas valências.
Na sessão de abertura marcaram presença o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o Presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa- Rita, Albert Dubler, representante da Union Internationale des Architectes, e o Diretor Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.
“Este é um momento muito especial para a Casa da Arquitectura, porque se apresenta como Centro Português de Arquitectura. O tempo que agora se segue será de diálogo com os nossos parceiros e com a sociedade civil até à inauguração”, disse Nuno Sampaio.
Também o presidente da Ordem dos Arquitectos salientou que “a arquitectura é um bem que pertence a todos” e que “faz parte da expressão cultural de um povo”. “Este é um presente para a cidade de Matosinhos, mas também para todo o país”, acrescentou João Santa- Rita.
Já Albert Dubler, em representação do presidente da Union Internationale des Architectes”, assumiu todo o apoio à Casa da Arquitectura e louvou o seu trabalho de levar a arquitectura a uma maior audiência.
Por fim, o Vice-presidente da Autarquia afirmou tratar-se de “um dia muito especial para Matosinhos, para Portugal e para a arquitectura”. “Estamos no início de uma caminhada. É mais uma etapa desta aposta que estamos a fazer na arquitetura, na cultura e na reabilitação urbana. Esta é a obra mais emblemática no âmbito da reabilitação urbana. Temos de aproveitar todo os ativos que temos”, explicou Eduardo Pinheiro.
Marcaram ainda presença o Vereador da Educação, António Correia Pinto, e a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, entre outros convidados.
Depois da sessão de abertura seguiu-se o Ciclo de Conferências da Casa com a participação dos arquitectos João Mendes Ribeiro e Gonçalo Byrne (Lisboa), de João Pedro Serôdio (Serôdio Furtado e Associados, Porto) e Jonathan Sergison (Sergison Bates, Londres).
A propósito do lançamento do livro “Álvaro Siza/Casa de Chá da Boa Nova” pela editora AMAG, haverá ainda hoje à tarde uma conversa entre Álvaro Siza e Alexandre Alves Costa.
Mais logo à noite, pelas 22h00, não perca o concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos, acompanhado da projeção de imagens.
O programa para amanhã é o seguinte:
Sábado, 2 de julho
14h00- Visita aberta à obra Real Vinícola com o Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha
15h00- Abertura das atividades:
Luciano Lazzari- Presidente de Architect’s Council of Europe
Guilherme Pinto- Presidente da Direção da Casa da Arquitectura e da Câmara Municipal de Matosinhos
Debate “Desafios ao financiamento da cultura e da arquitectura”:
Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian
Arnauld Havard, Diretor Geral da Rubis
Moderação- Ana Sousa Dias, jornalista
Debate”Arquivo, Museu e Exposições de Arquitectura: desafios e oportunidades”:
Ana Tostões, Presidente do DOCOMOMO
Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Serralves
Guilherme Wisnok, Professor e Crítico
Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitectura
Moderação- Nuno Grande, arquitecto
Breves intervenções:
João Belo Rodeia, Ricardo Carvalho e Graça Correia- Apresentação da 1ª fase da Coleção da Casa da Arquitectura
Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho- Apresentação da Exposição de Abertura RV
Roberto Cremascoli- Apresentação do Programa Paralelo da Exposição de Abertura RV
21h30- Ciclo Conferências da Casa
João Luís Carrilho da Graça, arquitecto (Lisboa)
Carme Pigem e Ramon Vilalta (RCR, Girona)
Eduardo Souto Moura, arquitecto (Porto)
Notícias relacionadas
-
Visita à Real Vinícola

Visita à Real Vinícola
27.03.17 -
Visita guiada à Real Vinícola

Visita guiada à Real Vinícola
05.02.17 -
Be a part of!

Be a part of!
29.06.16 -
Objects After Objects

Objects After Objects
29.06.16
