
Vice-Presidente, Fernando Rocha, explicou as obras de reabilitação aos membros da Associação Matosinhos – do Passado ao Futuro
Os associados da Associação Matosinhos – do Passado ao Futuro visitaram no sábado, 25 de março, as obras de reabilitação da Real Vinícola, em fase de conclusão.
O vice-presidente da Câmara de Matosinhos e membro da Direção da Casa da Arquitectura, Fernando Rocha, liderou a visita guiada à obra, explicando aos associados desta coletividade um pouco da história do edifício, as suas transformações ao longo do tempo e as novas valências que vai albergar, entre elas, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.
Uma das obras mais emblemáticas no âmbito da reabilitação urbana, o edifício da Real Vinícola, na Avenida Meneres, está a ser remodelado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Edificado entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Adquirido pela Autarquia, em 2000, por cinco milhões de euros, o edifício foi classificado como monumento de interesse público.
As obras de reabilitação visam adequar o edifício às suas novas funções. Num futuro próximo aquele equipamento passará a acolher a sede da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
Um projeto da autoria do arquiteto municipal, Guilherme Vaz, que acolherá ainda a futura sede da Orquestra de Jazz de Matosinhos e um conjunto de espaços comerciais. O investimento total ronda os oito milhões de euros.
A ação serviu assim para dar a conhecer aos muitos interessados da Associação Matosinhos – do Passado ao Futuro o projeto preparado pela autarquia para a Real Vinícola, bem como as futuras valências do espaço e projetos relacionados com as entidades que ali estarão presentes.
Refira-se que apesar de alguns atrasos na conclusão da obra, e estando agora confirmado o adiamento da abertura das novas instalações da Casa da Arquitetura para o próximo mês de outubro, as suas portas estarão abertas durante todo o fim-de-semana Open House Porto, que decorrerá nos dias 1 e 2 de julho.
Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a terceira edição do Open House Porto abrirá as portas de um vasto conjunto de espaços de Matosinhos, do Porto e de Gaia ao público em geral, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades. Saliente-se que Open House Porto é organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
