
Apresentação do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi hoje palco da apresentação do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030.
Na abertura da sessão, esteve a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Luísa Salgueiro fez uma breve síntese do trabalho que Matosinhos tem vindo a desenvolver no sentido de garantir as metas em torno da sustentabilidade. “Assumimos o objetivo ambicioso de atingir a neutralidade carbónica em 2030”, salientou. “Em Matosinhos temos vindo a trabalhar nesse sentido com várias ações de defesa do ambiente, proteção dos ativos, aposta na biodiversidade e em medidas de transição energética. Em Matosinhos temos vindo a requalificar os nossos próprios equipamentos no que respeita à eficiência energética”, avançou. “…E temos à disposição dos cidadãos um balcão energy hub, um espaço de aconselhamento e apoio ao cidadão na área da eficiência energética e das energias renováveis”.
“Em Matosinhos, somos parceiros ambiciosos e responsáveis nestes objetivos. Se todos, a nível local, nacional e europeu nos unirmos neste grande desafio de operacionalização da execução de verbas e meios, vamos chegar a bom porto”, rematou a presidente da autarquia.
A abertura contou ainda com as intervenções de Célia Ramos, vice-presidente da CCDR – Norte, de António Vicente, representante adjunto da Comissão Europeia em Portugal, e de Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência.
Coube a Helena Azevedo, presidente da Autoridade de Gestão do Sustentável 2030, a apresentação genérica do programa. Seguiram-se as mesas-redondas de discussão dos temas ‘Um Portugal mais verde, hipocarbónico, em transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono, e resiliente” e ‘Um Portugal mais conectado, através do reforço da mobilidade’.
O encerramento da sessão esteve a cargo de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e Ação Climática.
O Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade - Sustentável 2030 abrange exigentes desafios, como a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos e resiliência a catástrofes, a transição para uma economia circular e a mobilidade urbana sustentável, enquadrando-se nos seguintes objetivos estratégicos e de política da União Europeia: "OP2 - Uma Europa mais «verde»", que aplique o Acordo de Paris e investe na transição energética, nas energias renováveis e na luta contra as alterações climáticas, e; "OP3 - Uma Europa mais conectada", que integra os principais investimentos destinados ao desenvolvimento de uma Rede Transeuropeia de Transportes sustentável.
O Programa conta com um financiamento europeu global de 3.1 mil milhões de euros para desenvolver as seguintes prioridades: sustentabilidade e transição climática, mobilidade urbana sustentável, e redes de transporte ferroviário.
Refira-se que o “Sustentável 2030” de âmbito nacional e temático, foi criado através da decisão de execução da Comissão Europeia de 14 de dezembro de 2022, financiado pelo Fundo de Coesão, e é um instrumento fundamental para Portugal enfrentar os desafios da transição energética e climática, e atingir a neutralidade carbónica em 2050 (antecipado para 2045).












