Investir na promoção da saúde e na prevenção da doença ao longo da vida
“Uma Saúde para todos e para todas”. Foi o ponto de partida para a construção do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos, apresentado hoje na Casa da Arquitectura.
Para a elaboração deste documento, foi necessário conhecer a realidade, mais concretamente o Perfil de Saúde de Matosinhos, documento que foi apresentado na sessão por Luís Guedes, da Unidade de Saúde Pública.
A Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, alertou os presentes para o facto de o Plano Municipal de Saúde de Matosinhos orientar “para a necessidade de investir na saúde ao longo de todo o percurso de vida”. Aliás, esse é o primeiro dos cinco eixos estratégicos do plano que visa “promover a saúde e prevenir a doença” ao longo da vida e não apenas durante a chamada “velhice”.
Lília Pinto, diretora do departamento de Intervenção Social, deu a conhecer os restantes quatro eixos- Capacitar os indivíduos para a melhoria e manutenção da saúde, criar comunidades locais e ambientes promotores da saúde mais resilientes, diminuir o impacto que os principais problemas de saúde têm sobre a população e centrar o sistema de saúde nas pessoas e na sua qualidade de vida- e anunciou algumas das medidas previstas para concretizar estes objetivos.
A Bolsa de Cuidadores é um dos projetos-piloto que o Município de Matosinhos irá desenvolver ao longo dos próximos dois anos.
Para isso, foi tido em conta o perfil dos cuidadores informais- a maioria são mulheres com mais de 55 anos, cuidadoras de pessoas com alguma idade, deficiência, doença/ demência, com necessidade de apoio socioeconómico e de apoio domiciliário.
Segundo Catarina Pires, chefe de divisão de Promoção Social e Saúde, as necessidades constatadas no terreno foram principalmente o apoio nas atividades diárias.
Assim, a Câmara Municipal irá criar uma Bolsa de Cuidadores, que disponibilizará pessoas prestadores de cuidados, com perfil adequado e qualificações certificadas.
O objetivo é apoiar o cuidador informal nessa função, para que possa dedicar-se a outra atividade ou simplesmente descansar.
Este serviço destina-se a aliviar a carga do cuidador informal e não substitui o serviço prestado pela rede local de IPSSs.
Para concretizar este projeto, será dada formação a cidadãos desempregados inscritos no Centro de Emprego, seguindo-se a seleção de dez pessoas para a equipa inicial, que irão trabalhar das 08h00 às 20h00 nos dias úteis, na prestação deste serviço.
A Câmara irá investir 200 mil euros na Bolsa de Cuidadores, sendo que uma parte do custo será comparticipada pelas famílias. Aliás, sobre esta matéria, Luísa Salgueiro referiu estar convencida de que, à semelhança de outros projetos levados a cabo pela autarquia, também a Bolsa de Cuidadores poderá ser adotada no futuro pelo resto do país e com o apoio do Estado.
20 entidades assinaram hoje a carta de compromisso quer do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos quer da Bolsa de Cuidadores. São elas: Município de Matosinhos, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Instituto de Segurança Social, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Associação A.T.I. Amigos da Terceira Idade, Associação Baptista Ágape, Associação de Apoio Social de Perafita, Associação de Solidariedade Social BETESDA, Esperança e Vida, Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões, Centro Cultural de Solidariedade Social de Guifões, Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta, Centro de Infância, Velhice e Ação Social da Senhora da Hora, Centro Social de Leça do Balio, Centro Social Padre Ramos, Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, Cruz Vermelha Portuguesa, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos e Lar de Sant’Ana.
Ao Plano Municipal de Saúde de Matosinhos aderiram ainda outras 42 instituições: os agrupamentos de escolas Abel Salazar, Senhora da Hora, Matosinhos, Perafita, Padrão da Légua, Dr. José Domingues dos Santos, Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Irmãos Passos e Prof. Óscar Lopes, Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos, Associação Dignitude ABEM, Associação Mais- Matosinhos apoia a inserção social, Associação Movimento e Olhares, Associação Mundo a Sorrir, Associação para a Educação de Segunda Oportunidade, Associação para o Planeamento da Família, Associação Portuguesa de Doenças Metabólicas, Associação Portuguesa de Paramiloidose, Associação Portuguesa de Rope- Skipping, Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Matosinhos, Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, Centro de Respostas Integradas do Porto Ocidental, Clínica dos Trabalhadores Portuários do Porto de Leixões, ColorAdd, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Diverespaço, escolas secundárias Augusto Gomes, Boa Nova e João Gonçalves Zarco, Hospital Magalhães Lemos, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Português da Afasia, Liga Nacional Criança Esperança Renascer, Lions Clube da Senhora da Hora, Matosinhoshabit, Matosinhos Sport, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, e uniões de freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, e de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Luísa Salgueiro sublinhou que “esta é uma resposta complementar ao que já existe no Serviço Nacional de Saúde”. “Este é um plano aberto que todos nós devemos ajudar a construir. Faltam muitas outras instituições. Estou certa de que, com o trabalho em rede, vamos conseguir rentabilizar os recursos em torno de um objetivo comum potenciando os ganhos em saúde”, acrescentou.
Em nome das instituições que aderiram ao Plano Municipal de Saúde de Matosinhos, Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Associação Dignitude, elogiou a “capacidade agregadora” da autarquia. “Esta é uma ação contra a indiferença com o envolvimento das forças vivas de Matosinhos”, disse.
Presentes na apresentação do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos estiveram ainda a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, os vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto, Narciso Miranda e José Pedro Rodrigues, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, a administradora da Matosinhoshabit, Fernanda Rodrigues, o presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e o presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20