
Luísa Salgueiro deseja as Boas Festas a crianças e idosos
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou ontem mais um conjunto de instituições de solidariedade social do concelho, desejando as Boas Festas a todos os utentes e agradecendo o trabalho dos dirigentes e funcionários ao longo do ano.
O périplo iniciou-se na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (APPACDM de Matosinhos), onde Luísa Salgueiro assistiu a algumas das iniciativas natalícias preparadas pelos utentes.
Fundada em 1953 pelo Dr. Leonardo Coimbra, inicialmente como Associação Portuguesa Contra a Crueldade e o Abandono, a APPACDM sofreu alterações ao longo dos anos. De Unidade Educacional a Lar Residencial da Senhora da Hora, atualmente a APPACDM dispõe de Centro de Atividades Ocupacionais, Unidade de Intervenção, ATL- Atividades de Tempos Livres, Lar Residencial, Gabinete de Apoio Psicológico, Gabinete de Apoio Jurídico, Consultório de Psiquiatria, valências que abrangem cerca de 300 pessoas, entre utentes e familiares a quem é prestada assistência.
Luísa Salgueiro deslocou-se, de seguida, a S. Mamede de Infesta para participar na festa de Natal do Kastelo, a primeira Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos da Península Ibérica, que abriu em 2016 com o apoio da autarquia. Este projeto é gerido pela Associação No Meio do Nada, instituição particular de solidariedade social, que tem como objetivo a prestação de serviços no âmbito da ação social e saúde às crianças com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos e suas famílias, promovendo um equilíbrio psicossocial e familiar.
Ainda em S. Mamede de Infesta, a edil visitou o CATI- Centro de Apoio à Terceira Idade, para desejar a todos os utentes, funcionários e dirigentes, votos de Boas Festas.
O CATI, recorde-se, é uma instituição particular de solidariedade social, criada em 1982, e, pela qualidade dos serviços prestados, uma das referências concelhias na atribuição de respostas sociais a pessoas com mais idade, nomeadamente às mais carenciadas, através das valências de Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário e Lar Residencial, que, no total, tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas.





















