Antiga escola acolhe incubadora da área da economia social
Depois do seu encerramento, a antiga Escola Primária da Cruz de Pau acolhe agora um projeto de combate à exclusão social. Trata-se do CLAP- Centro Incentivar a Partilha, que resulta de um protocolo assinado hoje, 18 de outubro, nos Paços do Concelho, entre a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (CRPUCP) e a associação Incentivar a Partilha.
O CLAP tem por objetivos a partilha de recursos, a empregabilidade e o empreendedorismo social de base comunitária.
Segundo o professor Américo Mendes, duas dezenas de organizações estão já envolvidas no projeto, além do CRPUCP, que conta já com uma larga experiência no domínio da incubação de empresas em ambiente multissetorial e da Economia Social.
Aconselhamento de famílias pobres endividadas, promoção da literacia e da cidadania digital, combate ao desperdício e ao absentismo e insucesso escolar, apoio a reclusos e sem-abrigo, educação para o empreendedorismo são algumas das áreas em que o CLAP aposta. Haverá ainda um espaço destinado a empresas de base tecnológica, indústrias criativas e empresas sociais, um espaço oficinal de uso partilhado, áreas de formação e um espaço de encontro, de partilha de conhecimentos e de experiências, e de desenvolvimento de trabalho em parceria entre pessoas, organizações e projetos com sentido de responsabilidade social.
A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu ceder as instalações da antiga escola primária da Cruz de Pau em regime de comodato para a implementação deste projeto, dando, assim, uma nova utilidade ao edifício. “Este projeto representa uma lufada de ar fresco naquela zona. Acredito que irá dinamizar a comunidade da Cruz de Pau”, disse o Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto.
Presentes na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Câmara Municipal, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o presidente do CRPUCP, Manuel Vaz, entre outras individualidades.







Notícias relacionadas
-
Animar Matosinhos
Animar Matosinhos
17.08.20 -
Salvé a Língua de Camões
Salvé a Língua de Camões
17.08.20 -
Centro de Rastreio MóvelAção Social e SaúdeCOVID-19
Centro de Rastreio Móvel
07.05.20 -
Empresas doam materialCOVID-19
Empresas doam material
07.05.20