De 16 a 18 de maio no Museu da Quinta de Santiago.
A Câmara Municipal de Matosinhos comemora este ano o Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de Maio, e a Noite Europeia dos Museus, agendada para dia 16, com um ambicioso programa que se estenderá por três dias e que tem como mote os desafios da diversidade, da eficiência e da sustentabilidade. O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, será mais uma vez o centro da animação, que, desta vez, se estenderá também a vários parques e jardins do concelho, onde estará patente uma exposição.
O programa arranca na noite de sábado, pelas 22 horas, com o espetáculo “Como água que sobre a água corresse”, da brasileira Silvia Suzy, marcado para o Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago – uma encenação de contos eróticos recolhidos em diversas obras literárias e narrados ao modo de uma Sherazade contemporânea. Logo a seguir, pelas 23 horas, avança a música dos Jimi and the Carpets e dos The Gypsies, num concerto duplo que se prolongará pela noite dentro.
O domingo arranca, pelas 10 horas, com um programa de yoga para pais e filhos, seguindo-se pela dia fora sessões de Culinária Maluca para famílias, transformação de t-shirts, visitas teatralizadas ao museu (onde está patente a exposição Cólofon, que reúne 500 capas de livros portugueses do século XX) e yoga para bebés e adultos, sendo necessária a inscrição prévia em algumas das iniciativas. À noite, pelas 22, repete-se o espetáculo “Como água que sobre a água corresse”.
Na segunda-feira, dia 18, o programa assume um tom ambiental, arrancando, pelas 10 horas, com uma palestra sobre o Projeto 100.000 árvores. Segue-se um conjunto de iniciativas orientadas para o público escolar e que inclui sessões de eco-arte, teatro de educação ambiental e um ateliê de cataventos.
O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977. A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério das Cultura Francês em 1999, sendo atualmente assinalada em 39 países.