21.05.12
MUMA
Reabertura do Museu Padre Silva Lopes.
A comemoração da 35ª edição do Dia Internacional dos Museus e da 8ª edição da Noite Europeia dos Museus trouxe animação e muita festa aos núcleos museológicos do concelho de Matosinhos.
Este ano o tema lançado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus para a celebração do Dia Internacional dos Museus foi “Museus num mundo em mudança. Novos desafios, novas inspirações”. A consciência de que o Mundo se transforma a uma velocidade estonteante e que cada vez mais vivemos numa sociedade globalizada, deve ser motivo para reflexão dos museus, que também devem adaptar-se, inovar e acompanhar estas transformações.
Em Matosinhos todos os espaços museológicos da MuMa abriram as suas portas para celebrar, em especial, o Dia Internacional dos Museus, com um conjunto de eventos atrativos e diversificados, para público escolar, sénior e com necessidades especiais, desde visitas especiais e temáticas, exposições, colóquios, teatro, recriações, música, oficinas e workshops, cinema, etc. Não faltam, por isso, motivos para visitar os nossos museus e associar-se à festa!
Da vasta programação, destaca-se, no sábado, dia 19 de Maio, o momento da reabertura do Museu Padre Silva Lopes, após obras de requalificação, patrocinadas pela Autarquia de Matosinhos e acompanhadas pela MuMa.
Inicialmente designado por Museu Paroquial Padre Ramos (investigador da História Lavrense e pároco de 1915 a 1962) foi criado há algumas décadas, por iniciativa do seu sucessor e atual patrono – Padre Silva Lopes (pároco durante mais de quatro décadas, 1962-2011), com o objectivo de preservar a valiosa coleção de arte sacra da paróquia.
A recente requalificação museológica incluiu obras de conservação, criação e design de nova exposição permanente e renovação museográfica.
O vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcou presença no momento de reabertura do Museu.
Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, destaque para as Visitas à Cascata e Ateliê de Barro com a Escola da Amorosa no Museu da Quinta de Santiago e para o Ateliê de Danças de Salão com o Grupo de Amigos da Terceira Idade de Leça da Palmeira e as crianças do Jardim de Infância O Barquinho.
Durante a tarde de sábado, decorreu, também no Museu da Quinta de Santiago, a inauguração da Exposição Tátil e Experiência Sensorial, momento que contou com a participação de funcionários da Câmara de Matosinhos e membros da ACAPO, destacando-se a presença de Luis Almeida, presidente da Delegação Regional Norte da Associação. Na experiência sensorial, participaram os invisuais e uma turma de alunos da EB 2,3 de Guifões. Este grupo fez também uma visita táctil à Cascata Gigante.

A Noite Europeia dos Museus foi assinalada no Museu da Quinta de Santiago com a apresentação do Grupo de Dança da Casa do Surdo de Matosinhos, pelas 18 horas, seguindo-se uma Visita Teatralizada ao Museu em Língua Gestual. Um concerto de marimba no espaço Irene Vilar conferiu um toque musical a este fim de tarde festivo. As comemorações da Noite Europeia dos Museus terminaram com visitas especiais sonâmbulas: visitas inéditas com a participação dos antigos criados e patrões em momentos de sonambulismo, com o aparecimento de alguns “fantasmas”, que surpreenderam os visitantes.

Conteúdo atualizado em2012/05/2115:29