
Museu Quinta de Santiago comemora data com uma programação presencial e virtual
“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema da edição deste ano do Dia Internacional dos Museus, que se assinala amanhã, 18 de maio, e tem em conta a nova realidade associada à atual pandemia.
O Dia Internacional dos Museus, recorde-se, foi instituído em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Desde 2003, ano em que o Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus, que o município de Matosinhos tem vindo a associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Este ano, em virtude da pandemia, a efeméride será assinalada com uma programação híbrida, com atividades presenciais e virtuais.
Na rede social Tik Tok (https://www.tiktok.com/@museuquintadesantiago), o Museu Quinta de Santiago desafia os jovens a inspirarem-se no quadro “O Robot” de Augusto Gomes e a fazerem um dueto de dança com o Robot. Através de uma aplicação no telemóvel, será possível apreciar esta e outras obras da coleção municipal em formato Realidade Aumentada.
Destaque para a partilha na página de Facebook (https://www.facebook.com/museuquintasantiago) de “IMAGINÁRIO”, uma série de visões sobre os Museus, a Arte e o Mundo, desenhadas pelos visitantes da exposição “25 anos depois”, patente no Museu, na Galeria Municipal e no Edifício dos Paços do Concelho até 6 de junho.
Pelas 21h30, será transmitido um Concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, gravado no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
O Museu Quinta de Santiago convida também os visitantes a fazerem um INSTAGRAM TAKEOVER, ou seja, propostas de publicações na conta https://www.instagram.com/museuquintadesantiago, fotografando in loco os seus espaços, as obras expostas, criando ‘memes’ ou ‘captions’ que são serão publicados durante o dia.
Relativamente à programação com a presença de público, o Museu Quinta de Santiago apresenta, em colaboração com a Associative Design – The Best of Portugal, uma exposição de mobiliário contemporâneo 100% português.
Associative Design – The Best pf Portugal é uma marca da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) que pretende desenvolver e promover a produção de produtos portugueses e lançar desafios que contribuam para a inovação no uso da tecnologia e do design.
A exposição estará patente até ao dia 23 de maio e serão realizadas várias sessões fotográficas e vídeos 360º que farão parte do catálogo que a Associative DEsign levará ao Hotel Show Dubai, de 31 de maio a 2 de junho e do qual o Museu Quinta de Santiago será o palco principal.
No exterior, o jardim do Museu Quinta de Santiago receberá a visita dos mais novos, de alunos do pré-escolar ao 2º ciclo do Ensino Básico, para participarem nas atividades de instalações coletivas que envolvem a pintura de árvores, a criação de uma tapeçaria em homenagem ao mestre Júlio Resende ou o equilíbrio de peças de um tronco-puzzle.
Todas as atividades presenciais decorrerão dentro do plano de contingência e respeitando as indicações da Direção Geral da Saúde.