Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus
Matosinhos assinalou o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com um conjunto de atividades nos 11 espaços museológicos da Rede de Museus de Matosinhos (MuMa).
Visitas especiais e temáticas, exposições, conferências, teatro, dança, música, oficinas e workshops foram algumas das iniciativas organizadas.
O tema da 40ª edição da celebração desta efeméride foi “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, tema escolhido pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus. O objetivo é encorajar os museus a desempenhar um papel ativo na abordagem pacífica das histórias traumáticas através da mediação e de múltiplos pontos de vista.
As comemorações em Matosinhos começaram com a inauguração a 17 de Maio da exposição “Ex-Votos Declarações de Fé” no Museu da Misericórdia de Matosinhos, além da realização de visitas ao grupo do CLUBE PROBUS II de Penafiel e no dia 18 a uma equipa de filmagens da TV Brasil - Programa “Assim é Portugal”.
No Dia Internacional dos Museus destaque para o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, onde decorreu, entre outras atividades, o ateliê de artes plásticas “Na Crista da Onda”, e a inauguração da exposição dos trabalhos efetuados na oficina “Aprender com Arte”, que se realizou na Páscoa, sob o tema " Dizer o Indizível". Realce ainda para a abertura da exposição documental “Correspondência Guilherme Thedim - Irmã Lúcia”, na sala-Museu Guilherme Ferreira Thedim. Assim, a Autarquia expõe pela primeira vez um conjunto inédito de cartas trocadas entre o escultor Guilherme Thedim (co-autor da primeira imagem de Fátima) e a vidente Irmã Lúcia.
Ainda durante o dia 18 realizaram-se visitas guiadas e outras atividades no Museu da História da Escola Gonçalves Zarco, na Casa-Museu Abel Salazar, no Museu dos Bombeiros, na Casa do Mar e Tanques Romanos, no Museu do Linho e do Milho, no Museu de Jazigos Minerais, no Museu Padre Silva Lopes, e no Museu da Escola de Lavra.
As atividades prosseguem já este fim de semana! A 13ª edição da Noite Europeia dos Museus promete muita animação e muita festa nos núcleos museológicos do concelho.
Por sua vez, na Noite Europeia dos Museus, celebrada a 20 de Maio, houve muitas iniciativas para todas as idades nos seguintes locais:
Museu Quinta de Santiago
19h | "Gerbera 45". ESPETÁCULO final da oficina de TEATRO da ESAG. Encenação: William Gavião | Espaço Irene Vilar
22h | SALVÉ A LÍNGUA DE CAMÕES regressa ao Museu: “Recursos humanos” Dramaturgia: Marcos Gomes | Salão Luís XVI
Museu da Escola de Lavra
21h00 - Danças tradicionais da Bulgária / Clube de Música da Escola / Pauliteiras da Invicta – Scuola Mirandesa i’l Porto
DEGUSTAÇÃO
Pratos tradicionais e outros
Casa-Museu Abel Salazar
17h| LANÇAMENTO do CATÁLOGO da exposição "Além das Nuvens", de Manuel Valente Alves e Carla Cabanas
18h | CONFERÊNCIA “Abel Salazar e as Escravas dos Escravos”, por Manuel Valente Alves






Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20