Atividades de partilha intergeracional no Museu da Quinta de Santiago
O Museu da Quinta de Santiago associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, com uma série de iniciativas de promoção dos monumentos e sítios históricos que incentivaram também a partilha intergeracional.
A celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objetivo a divulgação dos monumentos e sítios históricos e a valorização do património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. O tema de 2018 foi " Património Cultural: de geração em geração".
Assim, e como forma de assinalar a data, o CIVAS – Centro de Infância, Velhice e Ação Social da Senhora da Hora, aceitou o desafio lançado pela autarquia e participou com um grupo de crianças e séniores numa visita guiada à Cascata Leceira do Museu da Quinta de Santiago, doada por José Moreira, que incluiu ainda um jogo de sons.
A iniciativa, que permitiu o encontro e a partilha entre gerações, incluiu também um atelier de barro de produção de bonecos semelhantes aos das cascatas tradicionais, onde foi visível a cumplicidade demonstrada entre os mais novos e os mais idosos.
Refira-se que na Cascata Leceira, com cerca de 15 m2, José Moreira retratou, com pormenor, a Leça da Palmeira da sua infância, dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos presentes nesta exposição, muitas delas com movimento, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.
Na Cascata Leceira cada casa, cada figura, tem uma história e um significado para o seu autor. Nela encontramos os principais lugares e monumentos de Leça – o Rio Leça e as suas seis pontes (destruídas durante as obras de construção do Porto de Leixões), as praias, a Igreja Matriz, o Forte de N. Senhora das Neves, o Farol; as vivências e tradições, em parte já perdidas – as romarias de S. João da Boa Nova, Senhor de Matosinhos (com a feira das louças, as bancas, o Teatro dos Robertos, …), as procissões; as artes e os ofícios – a lavoura, a lavadeira, os vendedores, a leiteira, o pescador ou o sapateiro; as figuras ilustres da terra – o poeta António Nobre, o marítimo José Rabumba, o padre.
De salientar que a Cascata Leceira está em exposição durante todo o ano, na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago e que no próximo dia 22 de junho irá decorrer o tradicional Arraial da Cascata, com visitas guiadas à cascata, jogos tradicionais, marchas populares, entre outras atividades, a divulgar oportunamente.
Horário da Exposição: Terça a Domingo e Feriados: 10h-13h/15h - 18h



Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20