Exposição pode ser visitada até ao próximo dia 5 de maio no Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Obras de arte moderna e contemporânea, desde 1840 até aos nossos dias, de grandes artistas portugueses e estrangeiros, pertencentes à coleção privada da Câmara Municipal de Matosinhos podem agora ser apreciadas pelo grande público.
Inaugurada no passado dia 9 de Março pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a exposição "30 Obras, 30 Mestres na Coleção Municipal" reúne, no Museu Quinta de Santiago, cerca de 30 obras de áreas tão variadas como a pintura, a escultura, o desenho e a gravura, trabalhos adquiridos pela Autarquia ao longo dos últimos 30 anos.
Na seleção agora exposta encontramos alguns dos principais seguidores do movimento do Romantismo como o italiano Auguste Roquemont, Francisco José Resende ou o célebre escultor António Soares dos Reis.
Por sua vez, do movimento naturalista, a mostra inclui obras de Marques de Oliveira, que introduziu com Silva Porto esta corrente artística em Portugal, na década de setenta do século XIX, Veloso Salgado, Aurélia de Sousa, Joaquim Lopes ou Agostinho Salgado.
Do período modernista destaca-se um conjunto significativo de serigrafias de grandes criadores nacionais, tais como Vieira da Silva, Júlio Resende, Manuel Cargaleiro, Nikias Skapinakis, e do catalão Antoni Tápies.
De realçar ainda a presença de obras de Jorge Pinheiro, Armando Alves, José Rodrigues e Ângelo de Sousa, artistas que formaram, no final dos anos sessenta, o grupo “Os Quatro Vintes”, após terem concluído Belas Artes com vinte valores.
Expostas estão ainda obras de grandes mestres da arquitetura, pintura e escultura, que deixaram marca em Matosinhos, como Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, agraciados com o prémio Pritzker, Fernando Távora, António Carneiro, Augusto Gomes, Irene Vilar e Barata Feyo.
A exposição estará patente até 5 de Maio e pode ser vista no seguinte horário: Até 31 Março | terça a sexta: 10h-13h | 15h-18h sábados, domingos e feriados: 15h-18h A partir de 1 Abril | terça a domingo, incluindo feriados: 10h-13h | 15h-18h