Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos 1976/1979
Sempre com Matosinhos no coração, Mário Moreira Maia ajudou a escrever a História do Poder Local após o 25 de Abril, tendo sido o primeiro presidente da Câmara Municipal de Matosinhos eleito democraticamente.
A frontalidade, a capacidade de sonhar, a ambição de transformar esta terra de gente do mar num local com melhor qualidade de vida e, acima de tudo, um amor incondicional por Matosinhos fizeram de Mário Maia um autarca de reconhecido mérito.
A tarefa que teve pela frente não foi fácil. As carências eram muitas, os obstáculos também. Se, por um lado, Matosinhos era uma terra marcada pela sazonalidade da pesca, com ilhas e barracas a despontar um pouco por todo lado, por outro, o Poder Central instalado no Terreiro do Paço dificultava a actividade dos recém-eleitos autarcas repletos de projectos e de vontade de fazer mais e melhor pelas suas terras e pelas populações.
Mesmo assim, Mário Maia lutou contra “ventos e marés”, assumindo a habitação como uma das suas principais prioridades, lançando uma imagem de marca que se foi salientando ao longo das décadas e que fez de Matosinhos um município exemplar na resposta às necessidades habitacionais da população.
Mário Maia esteve um mandato à frente da Câmara Municipal de Matosinhos. Deixou uma marca indelével de sagacidade, discernimento e de coragem. Deu o horizonte a esta terra de mar!
Cidadão exemplar, Mário Maria soube conceber uma obra magnífica nas várias facetas da sua personalidade. É pelo seu percurso como autarca e cidadão, e pela consciência do seu inegável e justo prestígio, que proponho homenageá-lo atribuindo-lhe a Medalha de Honra (ouro) e o título de Cidadão Honorário.