
Pintor ligado ao neorrealismo, enalteceu os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos nas suas telas.
Augusto Gomes de Oliveira nasceu em Matosinhos a 12 de julho de 1910 e morreu na sua terra natal a 20 de outubro de 1976. Formou-se em pintura na Escola de Belas-Artes do Porto com a classificação final de vinte valores. Foi professor em algumas escolas industriais e na Escola de Belas-Artes do Porto tendo, em 1957, entrado como Assistente e mais tarde, em 1962, sido nomeado professor após concurso.
A fase inicial da sua obra, nos anos 30, foi profundamente marcada pela tendência naturalista vigente, enformada pela estética pós-impressionista de Paul Cézanne e de Van Gogh. A partir dos anos 50, desenvolve uma aproximação ao neorrealismo, uma tendência artística que conhecia, então, grande aceitação.
A fase inicial da sua obra, nos anos 30, foi profundamente marcada pela tendência naturalista vigente, enformada pela estética pós-impressionista de Paul Cézanne e de Van Gogh. A partir dos anos 50, desenvolve uma aproximação ao neorrealismo, uma tendência artística que conhecia, então, grande aceitação.
A pintura de Augusto Gomes identifica-se como uma iconografia do quotidiano, na qual o recurso à simplificação das formas é prática corrente. O dia a dia do povo, particularmente das mulheres da sua terra natal, dos pescadores e as paisagens de Matosinhos, é encenado dramaticamente em pinturas onde predominam cores surdas e texturas rudes.
Alguns dos seus trabalhos figuram em coleções particulares de Portugal, Brasil e Estados Unidos da América do Norte e nos museus de Bragança, Luanda e Soares dos Reis, no Porto.
Entre os diversos trabalhos que executou contam-se retratos, cartões para tapeçarias e mosaicos, quadros diversos, painéis decorativos e pinturas murais em vários edifícios, entre os quais, os frescos da Capela - mor de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, um fresco no Hotel Ofir, um mural no Posto de Turismo de Matosinhos, um mural de cimento colorido e pedra, no exterior do edifício Vouga, no Porto, um mosaico na fábrica da Companhia União Fabril Portuense e vários painéis em hotéis. Um no Hotel da Batalha, no Porto, outro no Hotel Porto - Mar em Matosinhos, um na Livraria Portugália, no Porto, etc.
De 1953 a 1958 trabalhou longamente para o Teatro Experimental do Porto, responsabilizando-se por inúmeros trabalhos de figurinos e " maquetes" de cenário.
Em 1964, foi nomeado membro da Junta Nacional da Educação e, entre 1964 e 1970, acompanhou diversas viagens de estudo a centros de arte estrangeiros, com os alunos da E.S.B.A.P.. Assim, como professor daquele estabelecimento de ensino superior, deslocou-se nomeadamente a Paris, Bruxelas e diversas cidades de Itália e Inglaterra. Em 1974, aposentou-se do seu lugar de professor da E.S.B.A.P.. Ainda no mesmo ano, participa numa exposição coletiva dos artistas do concelho de Matosinhos, realizado nas instalações do Orfeão de Matosinhos.
Conteúdo atualizado em28 de junho de 2016às 11:19