Conteúdo atualizado em2023/04/1415:18
21h30
Criação de Raquel S. / TEP a partir de "Os Lusíadas" com Joana Mont'Alverne e Maria Inês Peixoto
SINOPSE
INVASÃO! é um espetáculo de pensamento cujo principal objetivo é permitir o uso público dos estudos académicos pós-coloniais acerca do que foram as ex-colónias portuguesas, divulgando, por um lado, a violência da colonização e procurando compreender, por outro, como a estética colonialista persiste ainda nas ideias conscientes e inconscientes de identidade portuguesa.
Partindo da leitura d’OS LUSIADAS, de Luís de Camões, procuraremos invadir a retórica do texto para revelar os sentidos velados que subjazem àquele que é tido como o grande épico de Portugal. Lecionado em vários anos da disciplina de Português – de forma tantas vezes acrítica –, como é que OS LUSIÁDAS perpetua a estética dos “descobrimentos”, fundada em sangue silenciado, em trabalho escravo e na extinção propositada de modos de vida não condicentes com a moral católica portuguesa e com a ideia europeia de civilização?
Ficha Artística e Técnica:
Criação - Raquel S./ TEP a partir dos "Os Lusíadas", de Luís de Camões
Direção Artística e Texto - Raquel S.
Interpetação e Cocriação - Joana Mont Alverne e Maria Inês Peixoto
Coprodução Teatro Experimental do Porto, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto.
Informações Adicionais:
Estacionamento
Informação sobre estacionamento
A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.
M/14