Conteúdo atualizado em2023/04/1415:18
24, 25, 26 de novembro às 21:30
27 de novembro às 16:00
Texto, encenação e cenografia de Ricardo Alves. Com José Tiago Baptista, Manuel Brásio, Ricardo Leitão, Rodrigo Santos, Tiago Araújo e Beatriz Baptista.
SINOPSE
“Così fan tutte” era para ser uma ópera contemporânea, o cruzamento das estéticas e linguagens do Teatro da Palmilha Dentada e a Interferência. O grupo de teatro e o colectivo de criadores de música contemporânea, a que ainda por cima se acrescentava a riqueza e a modernidade dos meios audiovisuais, numa linguagem que, não chegando a ser kitsch, era garante de uma modernidade oportuna.
Infelizmente a coisa correu mal. Não é fácil o cruzamento entre o humor da Palmilha e a erudição da música contemporânea da Interferência. Nem os músicos representavam, nem os actores tinham ritmo e principalmente ninguém cantava, coisa que, apesar de todas as estéticas modernas, continua a ser fundamental na montagem de uma ópera, mesmo que contemporânea, mesmo que com meios audiovisuais, mesmo que quase kitsch.
O resultado final – de nome “Cosi run tutti”, em tradução muito livre, “assim fogem todos” – não passa de uma reflexão sobre estéticas e a relação entre os criadores e os seus públicos, sobre a importância das políticas culturais e da riqueza e importância dos projectos artísticos pessoais e colectivos para lá das modas dominantes.
Mas, apesar de tudo, o resultado final tem música, humor e cantoria. Já o Mozart está inocente de toda esta confusão.
FICHA ARTÍSTICA
Texto, encenação e cenografia: Ricardo Alves
Músicas originais: José Tiago Baptista e Manuel Brásio
Em palco: José Tiago Baptista, Manuel Brásio, Ricardo Leitão, Rodrigo Santos, Tiago Araújo e Beatriz Baptista
Figurinos: Sofia Barbosa
Desenho de luz: Cláudia Valente
Cenografia: Colectivo Monte
Videoplastia: Jorge Quintela
Coordenação técnica: Dário País
Operação técnica de Som: José Afonso
Co-produção: Câmara Municipal de Matosinhos/Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Teatro de Vila Real e Rivoli Teatro.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Estacionamento
Informação sobre estacionamento
A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro.
BILHETES À VENDA EM: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/115538-cosi_run_tutti-t_m_constantino_nery/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12
DURAÇÃO APROXIMADA: 60 minutos