Grupos da Colômbia, Eslováquia, Costa Rica, Israel, Bielorrússia e Uruguai recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Parque Basílio Teles encheu-se de cor e animação com a presença dos seis grupos estrangeiros convidados para a edição 18 do Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos (FESTARTE), organizado pelo Rancho Típico da Amorosa.
Colômbia, Eslováquia, Costa Rica, Israel, Bielorrússia e Uruguai fizeram-se representar pelos grupos Sentido Sur - Companhia de Arte Uruguai (Uruguai), Formacion Artirtica Cacica Dulima / Colima (Colômbia), Folk Ensemble Shalon Israel / Ashdod (Israel) Folklore Ensamble Trnafcan / Trnava (Eslováquia), Agrupacion Folkorica Duwaruk - Luz das Candilejas (Costa Rica), e Dance Ensemble Kryzhachok Bielorrusso State University (Bielorrússia) que, até ao próximo domingo, irão percorrer vários pontos do Concelho, dando a conhecer as cores, a música, o artesanato e a gastronomia dos seus países de origem. Os grupos foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e pelo Vereador da Cultura Fernando Rocha.
“O Festarte é já um símbolo, uma instituição, um conjunto de culturas com quem aprendemos muitos não só sobre os outros, mas sobre nós próprios, a dar valor às nossas próprias tradições”, disse o Vice-presidente da Autarquia.
Eduardo Pinheiro elogiou ainda Raúl Neves, presidente do Rancho Típico da Amorosa, pelo “empenho, dedicação e alguma teimosa” para manter vivo o Festarte.
A receção terminou com uma troca de lembranças e o convite para experimentar o “World’s Best Fish”.
O programa do Festarte prossegue hoje à noite com uma atuação dos grupos da Bielorrússia e do Uruguai no Salão Paroquial do Centro Social de Santa Cruz do Bispo. Já a animação da feira de artesanato estará a cargo da Costa Rica.