Grupos do Brasil, México, Rússia, Eslováquia e Taiwan contagiam, até 4 de agosto, as ruas de Matosinhos com a sua simpatia e animação.
A XVI edição do Festarte traz ao Concelho Matosinhos novas cores, novos sabores e novas sonoridades de mais cinco países do mundo. São eles: México, Brasil, Rússia, Eslováquia e Taiwan.
The XiShanken Dance Troup and Chamber Orchestra Taipé (Taiwan), The Folklore Ensemble Vargovcan- Hanusovce (Eslováquia), Grupo Cultural Artístico Latino América- Rio Grande do Sul (Brasil), The Ensemble “Kuban Cossacks”- Krasnodar (Rússia) e Agrupacion Folklorica Hunac Ceel (México) estão de visita a Portugal.
Até ao próximo domingo, dia 4 de agosto, os grupos estrangeiros, a convite do Rancho Típico da Amorosa, dão a conhecer as cores dos seus trajes, o artesanato, a gastronomia e a música tradicional, através da atuação em festivais de folclore, oficinas de dança, bailes folk, desfiles etnográficos, feira de artesanato, entre outras atividades.
“O Festarte é só caminho que traçamos na salvaguarda, na promoção e na divulgação desta identidade que nos reconhece enquanto portugueses”, afirma Raúl Neves, responsável pelo evento.
Esta manhã, os grupos foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“O que nos distingue neste mundo globalizado é a nossa cultura. Enquanto aqui estiverem experimentem o nosso peixe e o nosso marisco. Aproveitem a estadia em Matosinhos e regressem como turistas”, disse o edil.
Também o presidente da junta de freguesia de Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa, sublinhou que é com o “intercâmbio cultural das nossas gentes que se consegue fazer um mundo melhor”.