Dr. Guilherme Pinto presidiu à abertura dos trabalhos nesta iniciativa do FAPAS que decorreu na Câmara de Matosinhos.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, este fim de semana, as XIV Jornadas sobre a Conservação da Natureza e Educação Ambiental, um conjunto de conferências organizadas pelo FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens) em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos e que, embora abertas a todos os cidadãos que quisessem inscrever-se antecipadamente, tinham como público-alvo, sobretudo, estudantes, professores, técnicos de Educação Ambiental, de Organizações Não Governamentais ou de Autarquias, e todos os profissionais ligados à Educação, ao Ambiente e à Sustentabilidade.
A sessão de abertura das jornadas foi presidida pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que teve ao seu lado a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, e Paulo Santos, presidente do FAPAS. O autarca aproveitou o momento para dar as boas vindas a todos os participantes e para dar a conhecer um pouco do trabalho que a Autarquia tem vindo a desenvolver quer ao nível da Educação Ambiental quer da Conservação da Natureza, com destaque para a Requalificação da Orla Costeira e recuperação das linhas de água mas também com os grandes investimentos que têm sido feitos em espaços verdes.
Durante dois dias, a Conservação da Natureza esteve em debate, fazendo-se balanços de ações concretas nos últimos anos (Armando Loureiro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), falando do lobo em Portugal (Helena Rio Maior da Universidade do Porto) e do Ordenamento do Território em tempo de Crise (Rio Fernandes do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Porto).
Helena Couto (Departamento de Geociências Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) falou sobre Património Geológico e Geoconservação em Portugal, Joana Vicente (CIBIO-UP, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto) sobre “As plantas invasoras no Norte de Portugal: Prevenir, controlar e erradicar”, Alice Gama (Associação Transumância e Natureza) sobre “A Faia Brava: acções de Conservação em curso no vale do Côa” e Nuno Ferrand de Almeida (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto) sobre a Origem, evolução e conservação da diversidade Biológica da Bacia Mediterrânica Ocidental.
A Câmara de Matosinhos esteve representada, nestas jornadas, por Margarida Bento Pinto que explicou o trabalho desenvolvido pela autarquia “Em defesa do Litoral de Matosinhos: Proposta de Paisagem Protegida”.
No segundo dia das jornadas, domingo, 5 de maio, foram disponibilizados diferentes ateliers para os participantes que se quisessem inscrever: Caixas-abrigo para morcegos e caixas-ninho para aves - Fernando Silva e Sílvia Fernandes (FAPAS); Líquenes à moda do Norte - Joana Marques (FCUP, Faculdade Ciências da Universidade Porto); Ilustração sobre Natureza - Ernesto Brochado (Ilustrador); Fotografia Científica (Ao ar livre) Luís Bravo (Professor de Fotografia, Universidade Católica), entre outros.
A sessão de encerramento destas XIV Jornadas sobre Educação Ambiental e Conservação da Natureza contou novamente com a participação da Vereadora do Ambiente, Joana Felício.
![]()
