Matosinhos, Porto e Gaia vão acolher a competição, que decorrerá entre os dias 5 e 10 de julho.
“Está tudo pronto”. A primeira edição dos Jogos do Eixo Atlântico a decorrer simultaneamente em três cidades – Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia – foi hoje, quinta-feira, apresentada na Casa do Roseiral, no Porto, e José Guilherme Aguiar, presidente da comissão delegada do desporto do Eixo Atlântico, não tem dúvidas de que esta é uma “iniciativa fundamental para a região”. A 11ª edição da competição terá lugar entre os dias 5 e 10 de julho, tendo o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, considerado que a iniciativa “demonstra bem as virtualidades” da existência da Frente Atlântica do Porto, que permitirá fazer os “maiores jogos de sempre”.
![]()
Criados em 1995 e realizados a cada dois anos, os Jogos do Eixo Atlântico contarão com a maior participação de desportistas de sempre. Em competição vão estar mais de 1.800 atletas sub-16 anos, em representação de 28 concelhos do norte de Portugal (16) e da Galiza (12).
Aproveitando as excelentes infraestruturas dos três municípios que vão partilhar a organização do evento, a 11ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico será disputada em sete modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol de 7, natação, voleibol e, em estreia, o ténis. De assinalar ainda o facto de, ao atletismo adaptado, que desde há várias edições está incluído no programa competitivo, se juntar agora também a natação adaptada.
Matosinhos acolherá as provas de atletismo em pista e de atletismo adaptado (Pista de Atletismo de Leça da Palmeira), natação e natação adaptada (Piscina da Senhora da Hora), voleibol feminino (Nave Ilídio Ramos), basquetebol feminino (Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira) e basquetebol masculino (Pavilhão Municipal Guifões). A cidade do Porto receberá as provas de ténis (Complexo Desportivo do Monte Aventino) e atletismo cross (Parque da Cidade). Em Vila Nova de Gaia terão lugar as competições de futebol de 7 (Estádio Municipal do Parque da Cidade e Estádio do Valadares FC) e andebol (Pavilhão Municipal de Gaia).
Iniciativa do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que engloba 34 concelhos de região Norte de Portugal e da Galiza, os Jogos do Eixo Atlântico estão vocacionados para a promoção do desporto, convivência entre os jovens e também para um maior conhecimento entre os cidadãos destas duas regiões. “Estivemos muitos anos de costas voltadas, agora é necessário cerzir este território e passar das palavras aos atos”, referiu Guilherme Pinto, secundado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira: “Temos de ir mais longe e tenho a ambição de que, no próximo quadro comunitário de apoio, o Eixo Atlântico possa concorrer diretamente aos fundos”
Pela sua longevidade e alta participação, os Jogos do Eixo Atlântico constituem atualmente um referente singular da prática do desporto transfronteiriço na Europa, o que foi salientado pelo secretário executivo do Eixo, Xoán Mao: “Este é o programa de cooperação mais antigo e estável da Europa, mas é também um ato de resistência contra a crise. Não é uma despesa, é um investimento no futuro”, disse.
A cerimónia de abertura da 11ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico está marcada para domingo, 5 de julho, às 16h30, na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho do Porto.
Mais informações em www.jogosdoeixo2015.optimeios.pt
![]()
