110 stands de todo o país. 85 artesãos trabalham ao vivo até 3 de Junho.
No Natal ou nas Festas da Cidade, Matosinhos já se habituou à presença da Feira de Artesanato.
A FAMA, já na sua décima primeira edição, conta, este ano, com 85 artesãos de todo o país, distribuídos por 110 stands, que, durante a romaria do Senhor de Matosinhos, dão a conhecer os produtos tradicionais como os brinquedos de madeira e chapa, as peças de olaria, os trabalhos em couro, os “santeiros”, as mantas típicas da serra da estrela, as bonecas em folha de milho, os presépios, os chapéus ou a doçaria conventual.
Trabalhando ao vivo, com a sua arte e engenho, os artesãos da FAMA ajudam a preservar no tempo e na memória o artesanato português. O artesanato é hoje reconhecido pelo seu enorme potencial direto e indireto na economia local. No artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico, pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região e pela hipótese de contribuir para o reforço da capacidade de atração turística do território.
Localizada no espaço “mais nobre” das Festas do Senhor de Matosinhos, na Avenida D. Henriques, a FAMA contagia toda a zona envolvente do “coração da cidade” como o Jardim Basílio Teles, o Parque 25 de Abril, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos ou a Praça Guilhermina Suggia.
O Vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Turismo e Promoção da Economia Local, Dr. Nuno Oliveira, inaugurou, no dia 12 de Maio, a edição deste ano da FAMA e destacou a forte presença de artesãos oriundos da Área Metropolitana do Porto. “Estamos a ajudar a que o Senhor de Matosinhos tenha cada vez mais atrativos, mas também a divulgar o trabalho dos artesãos”, acrescentou.
Além da Câmara Municipal de Matosinhos de Matosinhos, a FAMA é organizada pela ANDARTE. Pode ser visitada até dia 3 de Junho, no seguinte horário de funcionamento: 16h00/ 22h00 (de segunda a sexta-feira) e das 15h00/24h00 (fins de semana e feriados).