11 grupos de bombos atuam na Praça da Cidadania, em São Mamede de Infesta.
Animação não faltou em S. Mamede de Infesta nos últimos três dias. A Praça da Cidadania acolheu mais um Festival Zés Pereiras, dedicado ao bombo. Organizado pela Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede, este evento conta já com dez edições na sua história.
Fundada a 15 de outubro de 1990, a Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede tem duas seções distintas: o Grupo de Zés Pereiras, composto por 28 elementos, e uma equipa de pesca desportiva.
Na edição deste ano participaram, além do grupo anfitrião, os Dealenses Associação Musical e Recreativa de Delães (Vila Nova da Famalicão), Mareantes do Rio Douro (Vila Nova de Gaia), Grupo de Bombos Família Peixoto (Vizela), Grupo de Bombos Bota Abaixo (Régua), Grupo de Bombos Os Galhofas (Paços de Ferreira), Grupo de Bombos dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços (Maia), Grupo de Bombos Divino Salvador de Covas (Vila Nova de Cerveira), Treboada Os Terribles (Espanha), Associação Godibombos (Peso da Régua) e Grupo de Bombos Unir Macieira (Felgueiras).
Os grupos desfilaram ontem à tarde entre a Escola Secundária Abel Salazar e o edifício da Junta de Freguesia, onde atuaram no palco instalado na Praça da Cidadania. Presente esteve o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e da Senhora da Hora, António Moutinho Mendes, que fizeram questão de demonstrar o seu apoio à coletividade pelo esforço de manter viva esta tradição e este instrumento musical junto dos mais novos.
O Festival Zés Pereiras envolveu, além da atuação dos grupos convidados, a realização de uma feira de artesanato e muita música popular portuguesa.