Várias modalidades desportivas de praia, do surf ao stand-up paddle, uma etapa do circuito nacional de surf, batismos de surf e muitas atividades paralelas - será assim o evento Porto & Matosinhos Wave Series 2016, ontem apresentado no posto de turismo de Matosinhos. A iniciativa prolongar-se-á até outubro e terá o seu ponto alto no fim-de-semana de 13, 14 e 15 de maio, com a realização da terceira etapa da Liga Moche, a mais importante competição nacional de surf.
As competições arrancam já no próximo fim-de-semana com a etapa do Circuito de Surf do Norte que se disputará entre 30 de Abril e 1 de Maio. Duas semanas depois haverá a terceira etapa do Sumol Porto Pro, que juntará os melhores surfistas nacionais, e, a 21 e 22 de Maio, a animação volta às praias do Porto e Matosinhos com o Log Surf Fest 2016, que integra uma etapa do Campeonato Nacional de Longboard, o Meeting de SUP Wave e uma etapa do Campeonato Nacional de Beach Race. Em Outubro, nos dias 15 e 16, regressa o Junior Cup, a prova de eleição do campeão nacional na categoria júnior.
A apresentação da Wave Series 2016, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos, da Câmara Municipal do Porto e da Onda Pura, contou com a presença do presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, do vereador do Turismo, Fernando Rocha, do presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, do administrador executivo da Porto Lazer, Luís Alves, e da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
Guilherme Pinto e Luís Alves salientaram a importância de mais esta organização conjunta das cidades do Porto e de Matosinhos, enfatizando o facto de, enquanto se surfa uma onda entre a Praia de Matosinhos e a Praia Internacional, ser impossível dizer onde está a fronteira dos dois concelhos. O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos não deixou, ainda assim, de sublinhar as excelentes condições do areal matosinhense para a prática de todos os desportos de praia e o berçários natural de surfistas que aqui existe, convidando todos aqueles que venham assistir às provas da Wave Series a desfrutar também da afamada gastronomia de Matosinhos. “Estão reunidas todas as condições para um grande sucesso”, disse Guilherme Pinto.
O Wave Series é um projeto que se distingue por unir as duas autarquias de Porto e Matosinhos com o objetivo comum de promover o potencial turístico da sua costa marítima e sensibilizar para a prática de uma modalidade desportiva associada a hábitos de vida saudáveis. O cartaz inclui aulas de surf adaptado, ações de sensibilização ambiental, classes de fitness, concertos, mercado “vintage” e festas “sunset”, para além da instalação da “Sponsor Village”.
A conferência de imprensa de apresentação do evento contou ainda com uma sessão de batismo de surf para crianças do concelho e a Inauguração da exposição " O surf na nossa terra”, do fotografo Tó Mané. No passado fim-de-semana teve já lugar em Matosinhos o Curso de Juízes de Surf, dado por técnicos credenciados pela Federação Portuguesa de Surf.
![]()
