Assembleia da República homenageia Guilherme Pinto por unanimidade
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Guilherme Pinto, falecido no passado domingo, aos 57 anos. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos desde 2005, Guilherme Pinto foi objeto de dois textos autónomos, apresentados pelas bancadas parlamentares do PS e do PAN, tendo este último partido optado por retirar o documento, votando o texto dos socialistas.
O voto de pesar aprovado foi lido pela deputada e ex-vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que sublinhou o "rasto de prestígio em Matosinhos, a sua cidade, a que dedicou a sua vida de cidadão empenhado, intelectual de rara envergadura e democrata convicto".
Guilherme Pinto, recorde-se, foi deputado na Assembleia da República, eleito pelo PS, tendo o texto lido por Luísa Salgueiro enfatizado o facto de o ex-autarca ter desempenhado funções em diversas instituições de prestígio nacional e internacional, entre os quais a presidência da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, a presidência do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (EFUS) e a presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade.
Foi “um dos mais notáveis autarcas portugueses, responsável por um legado de modernidade, inovação e criatividade que contribuíram para o reforço do Poder Local Democrático em Portugal”, considera a moção aprovada na Assembleia.
Refira-se que diversas câmaras municipais de todo o país têm vindo esta semana a aprovar moções de pesar pela morte do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, cuja missa de sétimo dia decorrerá hoje, pelas 18h30, na igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
