Primeira ação do projeto decorreu hoje no Parque Ecológico do Monte de São Brás
Perto de meia centena de funcionários da Câmara Municipal de Matosinhos e da multinacional Sage juntaram-se hoje no Parque Ecológico do Monte de São Brás, em Santa Cruz do Bispo, para a primeira ação do projeto de voluntariado autárquico da Câmara Municipal de Matosinhos. Arregaçaram as mangas, calçaram luvas e trabalharam no transplante e na sementeira de pilriteiros, cortaram relva, efetuaram o descasque de acácias, necessário para que esta espécie invasora pereça, e plantaram áceres, medronheiros e freixos que hão de servir para reabilitar a paisagem e a vida natural do Vale do Leça, no âmbito do projeto de requalificação que este ano vai arrancar no terreno.
O projeto de voluntariado autárquico, destinado a funcionários do município, permitirá que os trabalhadores passem a dispor de sete horas anuais para realizar ações em prol da comunidade. “Não são horas subtraídas ao trabalho, são horas acrescentadas ao serviço de todos”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que fez questão de se envolver em todas as atividades hoje realizadas. O vereador da Mobilidade e da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, participou também nesta primeira ação, à qual se juntaram ainda diversas chefias municipais.
As sete horas anuais a conceder a cada trabalhador do município para o desenvolvimento de ações de voluntariado deverão ser geridas em articulação com as chefias respetivas, podendo ser gastas de uma só vez ou de modo repartido, de forma a não prejudicar o funcionamento dos serviços municipais.
Luísa Salgueiro sublinhou, de resto, que, sendo o programa Voluntariado em Matosinhos responsável pela promoção de inúmeras ações ao longo dos anos, fazia agora todo o sentido que também os funcionários da câmara se juntassem a este esforço. Josep Maria Raventós, country manager da Sage em Portugal, explicou que esta é uma prática de responsabilidade social absolutamente comum na empresa, que criou, para o efeito, a Sage Foundation.
A criação desta bolsa municipal de voluntariado permitirá fomentar a responsabilidade social entre os trabalhadores da Câmara Municipal de Matosinhos, proporcionando-lhes experiências em áreas de intervenção diferentes das suas áreas laborais habituais e reforçando o conhecimento da comunidade, o sentimento de solidariedade, o trabalho em equipa e as capacidades e competências sociais dos funcionários.
Após esta primeira ação, estão já previstas para o segundo semestre deste ano outras operações de arborização e de reflorestação de espaços públicos, bem como a renovação de pintura de murais em zonas mais desfavorecidas do concelho, entre outras atividades ainda em preparação.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
