
Pelo quarto ano consecutivo, Matosinhos volta a ser o centro de operações da prova que decorre de 17 a 20 de maio
O Vodafone Rally de Portugal regressa já na próxima semana para a sua 52ª edição.
De 17 a 20 de maio, a Exponor, em Leça da Palmeira, volta a acolher o parque de assistência, as verificações administrativas e técnicas da prova, e a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
A entrada é gratuita de quarta-feira (16 de maio) a domingo (20 de maio). O público terá a oportunidade de ver as viaturas e de contactar com os pilotos.
A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, volta a contar com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
A apresentação do evento teve lugar hoje nas instalações da Casa da Arquitectura e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, do presidente da Federação Portuguesa de Automobilista e Karting, Ni Amorim, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Fernando Freire de Sousa.
Presentes estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o diretor executivo da Casa da Arquitectura.
Luísa Salgueiro deu as boas-vindas a Matosinhos e à Casa da Arquitectura, reconhecendo o retorno do evento para o turismo e para a região. “Não há muitas provas com a importância internacional desta. Temos, por isso, que aproveitar uma oportunidade como esta para promover a região”, frisou a edil.
Melchior Moreira realçou que, “depois do Euro 2004, o Rally de Portugal é o maior evento desportivo e é um evento regular”. “Só no passado, o retorno económico para a região foi de 137 milhões de euros, dos quais 71 milhões dizem respeito a impacto direto”, revelou o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, defendendo, por isso, a manutenção da prova na região pelo menos nos próximos quatro anos.
Aliás, sobre o mesmo assunto, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, recordou que “se não fossem as autarquias e a união excecional da região, não estávamos aqui”.
Freire de Sousa, presidente da CCDRN, afirmou que o Rally de Portugal, “mais do que um evento desportivo, é um elemento catalisador do desenvolvimento regional”.
Já Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilista e Karting, admitiu o orgulho que apoiar um evento “reconhecido a nível mundial” pela sua segurança.
Quanto à edição de 2018, Pedro Almeida, diretor da prova, anunciou que, este ano estão inscritas quase 90 equipas de 26 nacionalidades diferentes. Entre as várias presenças confirmadas destaque para a do atual campeão do mundo Sébastien Ogier e para a de outros pilotos como Dani Sordo, Hayden Paddon, Andreas Mikkelsen, Jari-Matti Latvala, Esappeka Lappi, Ott Tanak, KrisMeeke, Craig Breen e Mads Ostberg. Da lista de portugueses, destaque para a presença de Armindo Araújo, Pedro Meireles, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa.
Ao longo dos quatro dias de competição, o itinerário prevê passagens por vários troços dos municípios de Amarante, Cabeceiras de Basto, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Viana do Castelo e Vieira do Minho.
Para o primeiro dia, quinta-feira, mantém-se a partida de Guimarães e a SS de Lousada.
O segundo dia, 18 de maio, surge praticamente inalterado, com Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima a repetirem o troço do ano passado. A novidade surge ao final da etapa, com o pelotão do WRC a regressar ao centro da cidade do Porto para a reedição da Porto Street Stage. As alterações, relativamente a 2016, são a inclusão de duas passagens por 1.850 metros de troço.
A etapa de sábado, dia 19 de maio permanece idêntica a 2017, com os troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante a serem palco de duas passagens.O troço de Amarante volta a ser o mais longo do Rally. A classificativa de Fafe continua a ser o prato forte do último dia da prova, domingo, dia 20 de maio, com a segunda passagem em formato de Power Stage. Montim (Fafe) passa a contar com duas passagens, enquanto Luílhas (Fafe) se disputa uma única vez.
O programa é o seguinte:
17 de maio
07:30/11:30 Shakedown (Pilotos P1)
09:00/11:30 Shakedown (Pilotos P2 & P3)
11:30/13:00 Shakedown (Outros pilotos)
Paredes (4,60 km)
12:30 Conferência de Imprensa de Pré-Evento FIA
Exponor, Gabinete de Imprensa
17:25/17:45 Sessão de Autógrafos
18:10 Partida da Secção 1
Campo de São Mamede, Guimarães
19:03- SSS 1 Lousada (3,36 km)
18 de maio
09:15-SS 2 Viana do Castelo 1 (26,73 km)
10:12-SS 3 Caminha 1 (18,11 km)
10:52- SS 4 Ponte de Lima 1 (27,54 km)
15:25- SS 5 Viana do Castelo 2 (26,73 km)
16:22- SS 6 Caminha 2 (18,11 km)
17:02- SS 7 Ponte de Lima 2 (27,54 km)
19:03- SS 8 Porto Street Stage 1 (1,85 km)
19:28- SS 9 Porto Street Stage 2 (1,85 km)
19 de maio
09:06- SS 10 Vieira do Minho 1 (17,38 km)
09:44- SS 11 Cabeceiras de Basto 1 (22,22 km)
11:03- SS 12 Amarante 1 (37,60 km)
15:08- SS 13 Vieira do Minho 2 (17,38 km)
15:46- SS 14 Cabeceiras de Basto 2 (22,22 km)
17:05- SS 15 Amarante 2 (37,60 km)
20 de maio
08:52- SS 16 Montim 1 (8,64 km)
09:25- SS 17 Fafe 1 (11,18 km)
09:53- SS 18 Luílhas (11,89 km)
10:52- SS 19 Montim 2 (8,64 km)
12:18- SS 20 Fafe 2 (Power Stage) (11,18 km)
15:45 Cerimónia de Pódio Matosinhos
16:30 Conferência de Imprensa de Final de Rally Exponor, Gabinete de Imprensa
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
