
Entrega de prémios na Marginal de Matosinhos
Milhares de pessoas encheram a Marginal de Matosinhos para assistir à consagração dos pilotos, admirar os carros em exibição e assistir à entrega de prémios que decorreu na tarde de ontem com a presença do Vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, que subiu ao pódio com Luis Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e com Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal, para entregar alguns dos prémios aos vencedores. Marcou ainda presença o Vereador do Desporto da autarquia, Vasco Pinho.
Em clima de festa, e na presença dos pilotos e da organização, Kalle Rovanperä foi aplaudido entusiasticamente pela plateia que fez questão de estar presente neste palco montado em Matosinhos.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Gr Yaris Rally1) conquistou o 55.º Rally de Portugal após terminar a prova com 15,2 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans, vencedor em 2021, saindo da quarta prova do Mundial de ralis (WRC) com o máximo de pontos possível (25 da vitória e 5 da powerstage).
O piloto Toyota venceu a prova lusa pela primeira vez na sua carreira e, com 21 anos, tornou-se no mais novo a triunfar no Rally de Portugal.
Na luta pelo terceiro lugar, Dani Sordo (Hyundai) retirou à Toyota a hipótese do pleno no pódio ultrapassando Takamoto Katsuta na Power Stage em Fafe.
Entre os pilotos portugueses, Armindo Araújo perdeu na sexta-feira na luta pelos pontos para o CPR para Ricardo Teodósio (Hyundai), mas acabou neste domingo como o mais bem classificado dos concorrentes nacionais, em 14º lugar.
Recorde-se que esta edição decorreu entre os dias 19 e 22 de maio e, à semelhança de anos anteriores, a Exponor voltou a ser o centro de operações e o parque de assistência das equipas participantes. Os adeptos tiveram a oportunidade de ver de perto os pilotos, as equipas e os carros. 100 equipas participaram este ano na competição, um número recorde de inscritos, entre os quais três campeões do mundo - Sébastien Ogier, Sébastien Loeb e Ott Tanak - e as três equipas candidatas ao título mundial – Toyota Gazzo Racing WRT, Hyundai Shell Mobis WRT e M-Sport Ford WRT.
Além de Matosinhos, o Rally de Portugal contou com a participação dos municípios de Porto, Amarante, Arganil, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Montim, Fafe, Felgueiras, Góis, Lousã, Lousada, Paredes e Vieira do Minho.
