Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto e do Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, foi lançado dia 25 de Maio, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Viver em Matosinhos, 1850/1910”.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto e do Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, foi lançado ontem, dia 25 de Maio, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Viver em Matosinhos, 1850/1910”.
Já se tornou tradição o lançamento de livros durante as Festas do Senhor de Matosinhos. Tratam-se geralmente de publicações dedicadas a Matosinhos, sua história e costumes.
A obra “Viver em Matosinhos, 1850/1910”, da autoria de António Gomes, retrata a actividade económica, tratando-se da continuação de um livro “muito interessante para o conhecimento do que foi Matosinhos num determinado período histórico, não só das actividades mas também das pessoas que marcaram a sociedade”, como explicou o Vereador Fernando Rocha.
António Gomes nasceu em Leiria, na freguesia de Milagres, em 7 de Março de 1939 e licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Leccionou em vários liceus, frequentou o curso de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e exerceu nas Bibliotecas da Figueira da Foz, da Faculdade de Engenharia do Porto e na de Matosinhos, de onde se aposentou em Abril 1998. Após a aposentação, tem-se dedicado à investigação histórica sobre o concelho de Matosinhos – período de 1850 a 1910. Paralelamente, tem-se dedicado também à escrita.