O autor do projeto e o Vereador da Cultura foram os primeiros convidados a participar nesta iniciativa que se repetirá em junho.
O edifício da Real Vinícola, na Avenida Méneres, está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Edificado entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Adquirido pela Autarquia, em 2000, por cinco milhões de euros, o edifício foi classificado como monumento de interesse público.
As obras de reabilitação visam adequar o edifício às suas novas funções. Num futuro próximo aquele equipamento passará a acolher a sede da Casa da Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
O edifício acolherá ainda, além da futura sede da Orquestra de Jazz de Matosinhos, um conjunto de espaços comerciais. O investimento total ronda os oito milhões de euros.
O projeto é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitetura estão a promover uma série de visitas guiadas gratuitas para que os munícipes possam conhecer a evolução dos trabalhos daquela que é uma das maiores obras de reabilitação patrimonial atualmente em curso em Portugal. A primeira visita guiada decorreu já ontem e contou com a participação do arquiteto Guilherme Vaz e do vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
Em Junho haverá mais uma visita sobre a qual daremos conta em momento oportuno para que os interessados possam efetuar a sua inscrição nesta atividade.