O arquiteto Paulo Moreira, autor do projeto para a consolidação do Monte Xisto que representou Portugal na 14ª Mostra Internacional de Arquitetura/La Bienalle di Venezia, vai ser o anfitrião de uma visita guiada à exposição “Primeira Pedra-Monte Xisto”, atualmente patente no átrio dos paços do concelho da Câmara Municipal de Matosinhos. A visita acontecerá na próxima quarta-feira, dia 19 de Novembro, pelas 18h30, e contará com a presença dos três fotógrafos que assinam as séries fotográficas realizadas no bairro.
“Primeira Pedra-Monte Xisto” é, recorde-se, composta pela proposta de intervenção do arquiteto Paulo Moreira no conjunto habitacional do Monte Xisto, em Guifões, uma área urbana de génese ilegal na periferia de Matosinhos, reivindicando a cidade informal como campo de experimentação e intervenção da arquitetura. A exposição, que estará patente até ao próximo dia 21, conta ainda com trabalhos de três conceituados fotógrafos nacionais - Nelson D’Aires, Paulo Pimenta e Valter Vinagre -, mostrando aspetos da ordem urbana, material e humana daquele território.
Aquando da inauguração da exposição, o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos adiantou que a autarquia vai tentar executar a proposta do arquiteto Paulo Moreira, considerando que, sendo Matosinhos uma cidade procurada por muitos turistas que vêm conhecer as obras-primas da arquitetura mundial que aqui existem, faz todo o sentido que um projeto que esteve na Bienal de Veneza passe também a integrar esse roteiro turístico.