
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, realizou hoje, quinta-feira, dia 20 de Agosto, pelas 10 horas, uma visita de trabalho às obras em curso na área do Desporto, que representam um investimento municipal na ordem dos 8 milhões e 400 mil euros.
A importância da prática desportiva, informal ou através de colectividades, de instituições e da própria escola, conduziu a uma forte aposta da Câmara Municipal na qualificação dos equipamentos, na construção de novas infra-estruturas, nos apoios concedidos às associações ou no desenvolvimento de programas como o Põe-te a Mexer e o Desporto com Bronze Garantido que visam fomentar hábitos de vida saudáveis.
Em conjunto com a Empresa Municipal Matosinhos Sport, a autarquia está, desde o início do mandato, a criar mais e melhores condições para que, em Matosinhos, a prática desportiva seja acessível e todos, apostando não só na quantidade de ofertas, mas também na qualidade dos equipamentos.
Nesta visita de trabalho, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de ver como estão a decorrer as obras na Remodelação da Piscina Municipal de Matosinhos, umas intervenção quase concluída uma vez que este equipamento vai reabri nos primeiros dias de Setembro.
Refira-se que o edifício da Piscina de Matosinhos foi projectado em 1975 pelo arquitecto Pedro Ramalho e a obra concluída em 1979. Contudo, este equipamento necessitava agora de obras de remodelação urgentes, tanto a nível interior como exterior, nomeadamente, na reorganização e ampliação dos balneários, bem como na ampliação da zona técnica. O investimento total ronda os 2 milhões e 500 mil euros. O projecto de requalificação e ampliação é também da autoria do arquitecto Pedro Ramalho.
Os administradores da empresa municipal de desporto Matosinhos Sport, Engª Helena Vaz e Prof. António Rijo, acompanharam o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, nesta visita a equipamentos desportivos. Marcaram também presença o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, e os Vereadores Fernando Rocha e Dra. Luisa Salgueiro.
O grupo de trabalho visitou ainda o Pavilhão Gimnodesportivo de Custóias, um equipamento com projecto da autoria do arquitecto Pedro Polónia que representa um investimento de um milhão de euros, e o Campo de Futebol de Custóias, da autoria do arquitecto municipal Guilherme Vaz, um investimento de 3 milhões e 800 mil euros.
Foi também visitado o Pavilhão Gimnosdesportivo do Padrão da Légua, uma obra praticamente concluída e prestes a ser inaugurada. Refira-se que este equipamento se insere numa área onde já existe uma estrutura desportiva, o campo de futebol do Padroense Futebol Clube. O investimento total é de 1 milhão de euros.
O Campo de Futebol do Gatões, na freguesia de Guifões, a cobertura do complexo desportivo de Leça do Balio e a cobertura do Complexo Desportivo de Lavra foram também alvo da atenção nesta visita de trabalho.
Em tom de balanço, o investimento municipal em equipamentos desportivos por todo o concelho, entre 2005 e 2009, ronda os 23 milhões de euros. Uma assumida aposta no desporto por parte da Câmara Municipal de Matosinhos!
