Assinado acordo de aproximação das cidades de Matosinhos e Hawassa
A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu hoje uma comitiva da República Democrática Federal da Etiópia que se encontra em Portugal à procura de novas oportunidades de negócio, estabelecendo contactos para futuros investimentos.
Da comitiva faziam parte o presidente da Câmara Municipal de Hawassa, cidade capital da Região de Sidama, e presidente da Associação dos Municípios da Etiópia, Tsegaye Tuke Kia, o gestor do parque industrial de Hawassa, Matiwos Ashenafi Giraye, a Embaixadora de Portugal em Adis Abeba, Luísa Fragoso, e o Cônsul honorário da Etiópia no Porto, Manuel Serrão.
Depois de um périplo pelo concelho, que incluiu uma visita ao Porto de Leixões, ao Terminal de Cruzeiros e à marginal de Leça da Palmeira, a comitiva foi recebida no Edifício dos Paços do Concelho pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Mouta, e pelo vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Carlos Mouta deu a conhecer o concelho de Matosinhos, nomeadamente a ligação ao mar e à pesca, a importância do setor da logística, a proximidade ao porto de Leixões e ao aeroporto, o surf e a gastronomia como imagens de marca da cidade.
Na sessão, foi assinado um acordo de cooperação com o objetivo de iniciar os procedimentos para a aproximação entre as cidades de Matosinhos e Hawassa, com vista ao estabelecimento de relações mais profundas, tendentes à eventual geminação entre si.