O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, visitou no dia 12 de Julho, a convite do Administrador da Galp Energia, Dr. André Ribeiro, as obras do Terminal Petroleiro de Leixões (TPL).
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, visitou, hoje, dia 12 de Julho, a convite do Administrador da Galp Energia, Dr. André Ribeiro, as obras do Terminal Petroleiro de Leixões (TPL).
A Galp Energia terminou os trabalhos de requalificação do TPL, semanas antes da data inicialmente prevista para a conclusão do projecto.
O investimento total atinge os 50 milhões de euros e incidiu nas vertentes da fiabilidade, da segurança e do ambiente.
Iniciados em 2005, na sequência da destruição provocada por um incêndio, os trabalhos envolveram a substituição dos braços de carga dos três postos do terminal, tubagens, rede eléctrica e sistema de combate a incêndios.
Segundo o Dr. André Ribeiro, estas obras representam “um salto fundamental na segurança e no ambiente deste Terminal”. “O que podemos dizer hoje claramente é que estes investimentos, com que dotamos as infra-estruturas de maiores níveis de segurança, acompanhados por um investimento muito grande na formação das nossas pessoas, permitem hoje que se afirme que estamos perante uma instalação muito segura aos mais altos níveis europeus”, explicou o Administrador da Galp Energia.
Com esta visita, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pretendeu verificar se estão reunidas todas as condições em matéria de segurança e ambiente, e assegurar que incidentes, como o registado em Julho de 2004, não se repitam. “O esforço da Câmara é garantir que a Petrogal é acompanhada em permanência. Este é apenas um passo em que nós procuramos acompanhar o conjunto de investimentos da Galp no domínio da segurança. Prefiro que seja a Comissão de Acompanhamento da Câmara de Matosinhos a garantir a par e passo que a Galp está a cumprir, como me parece que está, as questões que acordou com a Autarquia. A Galp, para estar em Matosinhos, tem de garantir as condições de segurança quer do ponto de vista ambiental quer do ponto de vista efectivo. Há muito trabalho a fazer, mas é preciso assinalar os progressos. Temos hoje, entre o Porto de Leixões e a Refinaria, bandeiras azuis, significando qualidade efectiva da água”, adiantou o Dr. Guilherme Pinto.
Nesta visita às obras do Terminal Petroleiro de Leixões marcaram ainda presença o Vice-presidente da CMM, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente e Protecção Civil, Drª Joana Felício, e o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar.