A manhã de hoje, dia 16 de agosto, ficou marcada por mais uma visita de trabalho, desta vez, relacionada com as obras em curso no âmbito da conservação do parque escolar do concelho de Matosinhos.
São doze as escolas do concelho onde se encontram a decorrer algumas ações de conservação por parte da autarquia. O Vereador da Educação e Formação, Recursos Humanos e Espaço Urbano, Prof. Correia Pinto, foi o interlocutor desta visita de trabalho que incluiu a passagem pelas seguintes escolas: EB da Amieira, Ermida, Perafita, Barranha, Praia de Angeiras, José Domingues dos Santos, Irmãos Passos, Santiago de Custóias, Quinta do Vieira, Padrão da Légua e Araújo.
No final, pelas 12h00, na EB da Cruz de Pau, em Matosinhos, o Vereador da Educação, fez um balanço da visita e o ponto da situação dos investimentos no setor da educação.
A Educação foi, no presente mandato, uma aposta fundamental e essencial da Câmara Municipal, para a criação de uma escola mais solidária e envolvente - na inovação do ambiente escolar – na requalificação e ampliação do parque escolar.
O Parque escolar tem vindo, assim, a ser objeto de intervenção, ao nível do reordenamento da rede escolar dos JIS, das escolas de 1º ciclo de Ensino Básico e das escolas de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, bem como, no que diz respeito à renovação de espaços já existentes, visando a criação de instalações cobertas para a prática da atividade física e desportiva, de espaços para a instalação de cantinas e bibliotecas, centros de recursos, equipamentos informáticos e de novas tecnologias de informação e comunicação.
A Carta Educativa de Matosinhos identificou as necessidades de intervenção nos edifícios escolares para que eles respondam em quantidade, qualidade e oportunidade compatíveis com as exigências que definimos para a oferta educativa e formativa dirigida às nossas crianças. A grande aposta feita na área da Educação, como uma das prioridades deste executivo, foi a resposta adequada às exigências da «Carta Educativa de Matosinhos».
As obras em questão traduzem um investimento da autarquia na ordem dos 800 mil euros e beneficiam as doze escolas visitadas aos mais variados níveis, de que são exemplo, reparações de pavimento, colocação de vedações, pintura e impermeabilização de fachadas, revisão de sistemas de drenagem, revisão de coberturas de pavilhões desportivos, ampliação de recreios escolares, entre outras.