Membros da Assembleia Municipal e Vereadores do Executivo assinalaram primeiro ano do novo mandato.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o primeiro ano do novo mandato, no passado dia 11 de outubro, convidando os membros da Assembleia Municipal a visitar alguns dos investimentos em curso no Concelho.
A visita guiada surgiu no âmbito das candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco, em 2015, na categoria de Design, e da candidatura, em 2016, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O percurso iniciou-se junto ao Edifício dos Paços do Concelho, depois de uma visita à exposição comemorativa dos 500 anos do Foral atribuído por D. Manuel I a Matosinhos.
O documento, propriedade da Biblioteca Pública Municipal do Porto, foi cedido provisoriamente a Matosinhos para fazer parte da exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos”, patente na Galeria Nave até 28 de fevereiro.
Além do Foral, a exposição apresenta outros tesouros históricos de Matosinhos e uma galeria de matosinhenses notáveis.
Na Galeria Nave foi apresentado o projeto da futura Casa do Design, um espaço que dará a conhecer as coleções privadas e mostrará a história do design em diferentes áreas.
Seguiu-se uma visita ao parque de combustíveis do Real, onde decorrem os trabalhos de desmantelamento das instalações das gasolineiras, que constituem o primeiro passo para a eliminação dos depósitos de produtos derivados do petróleo instalados desde a década de 1960 na zona de Matosinhos-Sul, cumprindo-se, assim, uma antiga aspiração da autarquia.
A comitiva seguiu depois para as novas instalações do CEIIA- Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel que, em breve, acolherá o Centro de Engenharia Aeronáutica. Dividido em dois edifícios, o CEIIA terá quatro grandes áreas de atividade: Engenharia e Desenvolvimento, Área de Realidade Virtual, Unidade de Testes, e Workshop/ Pilot Plant. O maior edifício albergará a produção de protótipos, a certificação e a zona de testes. O edifício de menor dimensão acolherá as funções administrativas.
Na Senhora da Hora, a visita incluiu a Porto Business School, inaugurada em finais do ano passado. Considerada pela Finantial Times uma das melhores Escolas de Negócios da Europa, a Porto Business School dispõe agora da capacidade para acolher cerca de mil alunos nas suas novas instalações.
![]()
De regresso a Matosinhos, a comitiva, liderada pelo Dr. Guilherme Pinto, deslocou-se às instalações do antigo Matadouro, transformado em CIM- Centro de Inovação de Matosinhos. Este espaço acolhe desde 2011 um conjunto de parceiros do setor privado, entre os quais o Grupo Impresa, das áreas da comunicação social, indústrias criativas, inovação e novas tecnologias.
Ainda em Matosinhos, seguiu-se uma passagem pelo edifício da Real Vinícola que será alvo de uma intervenção. O projeto prevê a reabilitação e dinamização deste antigo complexo industrial, propondo para o efeito a realização de um programa de natureza cultural onde se insere a Casa da Arquitetura e a sede da Orquestra de Jazz de Matosinhos e também, de espaços a concessionar.
Nesta zona foi ainda apresentado o projeto da “Broadway”, a futura via que ligará a Marginal de Matosinhos à Circunvalação.
De seguida, os membros da Assembleia Municipal, acompanhados também pelos Vereadores eleitos para o Executivo Municipal e pela administradora da Matosinhos Sport, Engª Helena Vaz, percorreram as instalações do Terminal de Cruzeiros. O edifício, ainda em construção, albergará unidades de investigação da Universidade do Porto. O Terminal de Cruzeiros, além do cais com 340 m de comprimento e 18 m de largura (já em funcionamento), contempla ainda um novo Porto de Recreio náutico para 170 embarcações, um Cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no rio Douro, entre outras valências.
O Centro do Documentação Álvaro Siza, inaugurado em 2009 e que acolhe atualmente a sede da Associação Casa da Arquitetura, também fez parte do itinerário.
Em Leça da Palmeira, o percurso incluiu uma passagem pela ETAR, a Estação de Tratamento de Águas Residuais, que sofreu uma intervenção depois dos estragos provocados pelo mau tempo.
A visita terminou no Mercado Municipal de Matosinhos, onde se encontra instalado o espaço QUADRA - Incubadora de Design, uma inovadora estrutura vocacionada para acolher, apoiar e promover empresas e projetos criativos, em colaboração com a Escola Superior de Arte e Design.
![]()
