No dia 31 de Março, o Primeiro-Ministro deslocou-se a Matosinhos para inaugurar a Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL) e a Portaria Única do Porto de Leixões, ambos de acesso exclusivo aos veículos pesados e que retirará da malha urbana matosinhense cerca de dois mil camiões por dia. As duas obras totalizaram um investimento de 34,5 milhões de euros.
No dia 31 de Março, o Primeiro-Ministro deslocou-se a Matosinhos para inaugurar a Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL) e a Portaria Única do Porto de Leixões, ambos de acesso exclusivo aos veículos pesados e que retirará da malha urbana matosinhense cerca de dois mil camiões por dia. As duas obras totalizaram um investimento de 34,5 milhões de euros (VILPL – 17,2 milhões de euros; Portaria Única – 17,3 milhões de euros).
José Sócrates elogiou o trabalho de Ricardo Fonseca, ex-presidente da administração da APDL (esteve 12 anos à frente da Administração dos Portos do Douro e Leixões) e incentivou os seus sucessores a avançarem com o porto de cruzeiros, que tem a sua conclusão prevista para 2011.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, também enalteceu o trabalho desenvolvido pela APDL e destacou que às melhorias no tráfego urbano somam-se as vantagens ambientais: “é uma das obras com maior impacte ambiental de que há memória no concelho de Matosinhos”. Com a abertura da VILPL, os camiões com destino ao Porto de Leixões deixam de usar a A28 e as estradas do concelho. Com uma via própria, acedem directamente às auto-estradas (A41 pelo nó do aeroporto e A4 pelo nó de Custóias) através da VRI – Via Regional Interna.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, estiveram entre as diversas entidades presentes na cerimónia de inauguração.