Incêndios, Prevenção Rodoviária, Segurança, Matérias Perigosas e Saúde são as temáticas que irão dinamizar uma série de atividades até 1 de março.
Sensibilizar a população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil, em Matosinhos, é o principal objetivo da Feira da Proteção Civil, iniciativa que já vai na sua sétima edição e que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Norte Shopping.
Ciente da importância da sensibilização para a segurança e proteção dos cidadãos, a Vereadora da Proteção Civil de Matosinhos, Lurdes Queirós, marcou hoje presença na abertura oficial da Feira da Proteção Civil, com a atuação da banda musical da PSP, que proporcionou ao público presente naquela grande superfície comercial um momento de animação e música.
“Temos atividades direcionadas para públicos diferentes. Esta iniciativa é importante para sensibilizar a população, mas também para as pessoas verem os meios que as instituições que atuam no terreno têm à sua disposição para trabalhar em prol dos outros”, afirmou a Vereadora da Proteção Civil.
Do programa, Lurdes Queirós destacou a demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia no Comando Metropolitano do Porto, na próxima segunda-feira, pelas 15h00, que envolverá crianças com necessidades especiais utentes de três instituições de Matosinhos da área da deficiência- Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Matosinhos e Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE).
Mas há mais atividades previstas. Ações de sensibilização promovidas pela Proteção Civil e pela Polícia Municipal, rastreios de saúde, sensibilizações sobre matérias perigosas dinamizadas pela CEPSA, palestras no espaço FNAC dinamizadas por diversas faculdades do distrito do Porto, sessões de suporte básico de vida dinamizadas pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos e INEM, ações de sensibilização sobre uso e manuseamento de matérias perigosas promovidas pela Galp Energia – Refinaria de Matosinhos, parede de escalada do Exército Português, exercícios práticos com utilização de equipamento de proteção individual dos bombeiros, testes de alcoolemia, operações STOP, são algumas das iniciativas agendadas.
No dia 1 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, haverá a partir das 08h30 um exercício de simulacro, no exterior do Norte Shopping, no qual irão estar envolvidos Corpos Bombeiros, o INEM, a PSP, a Cruz Vermelha, a Helitours, a NAV Portugal, STCP, a Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Proteção Civil, num cenário de acidente com queda de um helicóptero, envolvendo desencarceramento de vítimas num autocarro e em duas viaturas ligeiras.
Consulte aqui o programa
![]()
![]()
