Até domingo, há muito para ver na Feira Medieval em Leça do Balio
“O amor de D. Fernando e D. Leonor – A corte, a igreja e as intrigas” é o nome de um espetáculo de vídeo mapping a não perder esta noite em Leça do Balio, inserido na programação da edição deste ano da recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.
A projeção de vídeo irá retratar os bastidores do casamento de D. Fernando e D. Leonor, descortinando o amor e as intrigas da corte.
O espetáculo está marcado para as 23h00 no largo do mosteiro e terá uma nova sessão amanhã, à mesma hora e no mesmo local.
Já no domingo, pelas 16h30, o grande momento será a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
A recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, é uma das mais importantes do país.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.