Espetáculo assinalou abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e das Festas do Senhor de Matosinhos.
A noite de ontem marcou o início das Festas do Senhor de Matosinhos. Quem percorreu à noite a Avenida D. Afonso Henriques e a zona envolvente ao Parque Basílio Teles, presenciou um momento de rara beleza.
Matosinhos deu ontem as boas vindas à Capital da Cultura do Eixo Atlântico, presenteando a população com um espetáculo único cheio de cor, música e dança!
Projetado na fechada do Edifício dos Paços do Concelho da autoria do arquiteto Alcino Soutinho, o espetáculo multimédia mais conhecido por “vídeo mapping” juntou tecnologia e bailado no mesmo cenário num universo 3D.
Com uma abordagem contemporânea, este espetáculo multimédia “Mar de Luz”, da responsabilidade do ateliê CUBO, apresentou uma festa visual em torno das ligações entre Matosinhos e o mar, tendo como ponto de partida as lendas e tradições que explicam a conversão desta povoação ao cristianismo desde épocas remotas.
O espetáculo evoca a história de Matosinhos, das artes da pesca à indústria conserveira, das lendas de outrora aos tempos modernos que se refletem no dia-a-dia dos munícipes e no urbanismo da cidade.
As projeções do espetáculo “Mar de luz” foram intercaladas com três momentos de bailado pelo Balleteatro a partir de “Birds”. A coreografia, da autoria de Flávio Rodrigues (assim como a música), está associada ao movimento das ondas.
Se não teve a oportunidade de assistir a este espetáculo ontem, poderá fazê-lo esta noite exatamente à mesma hora. Entre as 22h00 e a 01h00 haverá quatro projeções do espetáculo “Mar de luz” (22h00; 22h30; 23h00; 23h30) que serão intercaladas com três momentos de bailado pelo Balleteatro a partir de “Birds” (22h115; 22h25; 23h15).