Exposição patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até 6 de Junho.
Era uma vez…
Sendo uma das mais antigas e mais importantes romarias do país, as Festas do Senhor de Matosinhos estão historicamente registadas desde há seiscentos anos. A existência da fotografia é bem mais recente, mas tem servido para registar a evolução desta importante festa popular e as suas subtis mudanças no decorrer do século XX.
A imagem apresentada em baixo, captada por Alfredo Vieira em 1971, permite, por exemplo, perceber de que modo os “Zés Pereiras” de Ponte da Barca se integravam na festividade maior dos matosinhenses. Mas a exposição “Memórias do Senhor de Matosinhos”, patente na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao próximo dia 6 junho, tem muitos outros pequenos tesouros para mostrar.
Integrada no programa das Festas do Senhor de Matosinhos, a mostra organizada pelo arquivo fotográfico municipal apresenta um conjunto de imagens históricas que retratam a mais célebre festa matosinhense nas décadas de 1930, 1940, 1960 e 1970. As fotografias expostas constituem um testemunho ímpar da evolução dos aspetos mais pitorescos da romaria, da Feira da Louça que abastecia as cozinhas da região aos primeiros carrosséis a aparecerem na festa, passando pelo tradicional Fogo de Bonecos, exclusivo da romaria de Matosinhos. Absolutamente a não perder.