Utentes referenciados pelo médico de família têm atendimento prioritário.
Sabia que mais de 33% das situações de doença que o Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano são consideradas “pouco urgentes” ou mesmo “não urgentes”?
Isto significa que, num ano, cerca de 20 mil atendimentos não justificavam a ida ao Serviço de Urgência. Na maioria dos casos, a procura exagerada dos Serviços de Urgência resulta da falta de conhecimento e de informação por parte dos utentes relativamente aos cuidados disponíveis.
Assim, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos disponibiliza, através das suas unidades de Saúde, a resposta a situações de doença aos seus utentes, evitando a deslocação à Urgência.
Depois de ser observado pelo médico de família na unidade de saúde ou no SASU (Serviço de Atendimento a Situações de Urgência), o doente já vem referenciado ao Serviço de Urgência e, nesse caso, já encaminhado para uma abordagem mais especializada. Nesse sentido, o utente terá prioridade de atendimento.
Em caso de doença súbita, o médico de família vai encaminhá-lo se necessário ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano.