
O LEV, que desde a sua génese pretende promover o livro, a leitura e o diálogo intercultural, é organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A sessão de abertura, que se realizou no passado sábado, dia 16 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
“Com o LEV construímos pontes para o mundo. No LEV há lugar para todos”, recordou Fernando Rocha, que enalteceu a elaboração de mais uma edição da revista de cultura literária de Matosinhos- “Itinerâncias”- que este ano apresenta textos de Paulo Alexandre Jorge, Joaquim Magalhães Castro, José Luís Peixoto, João Tordo e Rui Zink.
O Comandante Proença Mendes, do navio - escola Sagres, foi o convidado que inaugurou a sexta edição do LEV, com a crónica sobre a volta ao mundo em 2010 que a conhecida embarcação efectuou entre 19 de Janeiro e 23 de Dezembro.
“A principal missão do navio é o treino dos futuros oficiais da Marinha. É como se fosse uma embaixada cultural.
Quando visitamos as comunidades portuguesas no estrangeiro, sentimos que o navio -escola Sagres representa um enorme orgulho para os nossos emigrantes”, contou Proença Mendes.
As cruzes de Cristo nas velas são a imagem de marca desta embarcação. Na sua volta ao mundo, o navio -escola Sagres participou nas celebrações de várias efemérides associadas à expansão marítima portuguesa, passando por países tão distintos como o Brasil, Argentina, Tailândia, Japão, Chile, Singapura, Timor-Leste, Equador, Estados Unidos Coreia do Sul, Índia, Malásia, Indonésia, China ou Peru.
Ao longo de 340 dias e de 5.400 horas de navegação, o navio - escola Sagres percorreu quase 310 milhas e atracou em 30 portos de 19 países. A bordo subiram mais de 4000 mil convidados e entidades oficiais, e cerca de 300 jornalistas. “Também abrimos o navio a visitas. Chegamos a ter num dia 25 mil visitantes. No total, tivemos 300 mil pessoas que nos visitaram. Um museu em Portugal se tiver 100 mil visitantes por ano é algo de muito bom. Agora, imaginem 300 mil”, sublinha.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos fechou a sessão de abertura do LEV, chamando a atenção do público presente para o facto de Matosinhos ser “a terra do primeiro navegador, João Gonçalves Zarco, que descobriu a Madeira”. “Somos um dos povos mais curiosos da Europa. Os portugueses são gente irrequieta”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Já na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, teve lugar a inauguração da exposição “De Goa a Lisboa- uma viagem no Navio Escola Sagres”, da autoria de Joaquim Magalhães de Castro. A exposição reúne as fotografias tiradas ao longo de 40 dias a bordo do navio, na sua terceira viagem de circum-navegação.
Por sua vez, na Galeria Municipal está patente, também desde sábado, a exposição “Subway Life”, de António Jorge Gonçalves, na qual o desenhador convida os visitantes a viajarem de metro com passageiros de todo o mundo. O autor desenhou pessoas sentadas em carruagens de metro em dez cidades, nos cinco continentes. Londres, Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo foram as cidades nas quais o desenhador reuniu cerca de 3000 desenhos fruto de 800 horas de trabalho.
A primeira mesa redonda, subordinada ao tema “Viajo para educar o raciocínio”, tornou-se numa “reflexão para o jornalismo português”. A conversa, conduzida por Paulo Ferreira, teve os contributos de Rui Zink, João Lopes Marques, Miguel Carvalho, José Ricardo Nunes e Marcelo Ferroni (Brasil).
A segunda mesa redonda, intitulada “Encontro-me a mim próprio viajando”, moderada por Vítor Quelhas, contou com a presença de Joel Neto, José Abecassis Soares, Eduardo Sacheri (Argentina), José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares.
Ontem, 17 de Abril, a terceira mesa incidiu sobre o tema “Livros com História dentro”, com André Gago, António Vasconcelos Raposo, Pedro Almeida Vieira, Leonardo Padura (Cuba), Teolinda Gersão e Francisco José Viegas como moderador.
“ Da Ficção à Realidade” foi o tema da quarta mesa redonda que juntou Filipa Leal, João Tordo, Laurent Binet, Luis Sepúlveda (Chile), Miguel Miranda, numa conversa conduzida por Carlos Veiga Ferreira.
Ao longo do fim-de-semana, o LEV serviu igualmente de cenário para o lançamento de vários livros: “Banda Sonora para um regresso a casa”, Joel Neto (Porto Editora), “Iberiana”, de João Lopes Marques (Sextante), “Até ao Fim — a última operação”, de António Vasconcelos Raposo (Sextante),“O profeta do castigo divino”, de Pedro Almeida Vieira (Sextante), “A cidade de Ulisses”, de Teolinda Gersão (Sextante), “O homem que gostava de cães”, de Leonardo Padura (Porto Editora), “HHhH”, de Laurent Binet (Sextante).
O LEV prossegue esta segunda-feira com o seguinte programa:
18 Abril
Galeria Municipal
15,00h - 5ª Mesa: “Onde começa a memória e acaba a viagem?”
Hubert Haddad (Tunísia); Luís Amorim de Sousa; Karla Suarez (Cuba); Ricardo Adolfo
Moderador: Rosa Alice Branco
17,30h - Lançamento dos Livros: “Os monstrinhos da roupa suja”,
de Ricardo Adolfo, Alfaguara (infantil-juvenil)
“No mundo das maravilhas”, de Joaquim Magalhães de Castro Editorial, Presença
17,45h - 6ª Mesa: “África: uma viagem por começar”
Afonso Cruz; Joaquim Magalhães de Castro; Ondjaki (Angola); Mohammed Berrada (Marrocos); Tessa de Loo (Holanda)
Moderador: Marcelo Correia Ribeiro
19 Abril
Galeria Municipal
15,00h - 7ª Mesa: “O futuro é uma viagem da memória”
António Jorge Gonçalves; CSRichardson (Canadá); Henrique Fialho; Richard Zimler (EUA); Teresa Lopes Vieira
Moderador: Alberto Serra
17,00h - 8ª Mesa: “Viajar é descobrir que todo o mundo se equivoca”
José Rentes de Carvalho; Mário Delgado Aparain (Uruguai); Reif Larsen (EUA); valter hugo mãe
Moderador: Alexandre Quintanilha
Actividades paralelas LEV 2011
Ateliês na Biblioteca Municipal Florbela Espanca
18 Abril’ 15,30h - “Memórias de viagens”;
19 Abril’ 10,00h - “Viagens com cores”
O Literatura em Viagem faz escala no Gran Caffé do Porto
18 Abril’ 23,00h – António Jorge Gonçalves
19 Abril’ 23,00h – valter hugo mãe
20 Abril’ 23,00h – Mário Delgado Aparaín
Exposições
Biblioteca Municipal Florbela Espanca
“De Goa a Lisboa - uma viagem no Navio Escola Sagres”,
de Joaquim Magalhães de Castro
Galeria Municipal
“Subway Life”, de António Jorge Gonçalves

