Abriu oficialmente ao público a FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos, localizada na Avenida D. Afonso Henriques. A inauguração oficial foi no dia 23 de Maio e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Abriu oficialmente ao público a FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos, localizada na Avenida D. Afonso Henriques. A inauguração oficial foi no sábado, dia 23 de Maio, pelas 15 horas, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira.
Integrada nas Festas do Senhor de Matosinhos, a FAMA decorre até ao dia 7 de Junho, com o seguinte horário de funcionamento: das 16.00 às 24.00 horas, durante a semana, e das 15.00 às 23.00 horas, aos sábados, domingos e feriados.
Neste primeiro périplo pelas cerca de seis dezenas de stands que compõem a FAMA, estiveram também presentes Fernando Rocha, vereador da Cultura, e Dra. Luísa Salgueiro, Vereadora da Promoção Social e Saúde.
Ao todo, são 63 stands oriundos de diversos pontos do País que, com a sua arte e engenho, ajudam a preservar no tempo e na nossa memória o artesanato português, reunindo áreas tão diferentes como mantas típicas da serra da Estrela, bonecas em folha de milho, presépios/chapéus, bordados regionais dos Açores, os brinquedos tradicionais de madeira e chapa ou a olaria e os trabalhos em couro, «santeiros», promovendo a demonstração do trabalho ao vivo e a interacção entre os artesãos e os visitantes.
Oficialmente reconhecido pelo seu enorme potencial e pela visibilidade dos seus impactos, directos e indirectos, na economia local, no artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico, dada a capacidade de atracção do território alargando, ao mesmo tempo, o seu potencial turístico.
Aqui fica o convite: visite a FAMA – Feira do Artesanato de Matosinhos, na Avenida D. Afonso Henriques. Encontrará, certamente, recordações da infância, sabores de outras regiões, e artes e ofícios que urge recuperar.