05.12.12
Presidente da Câmara assinala data, que coincide com o Dia Internacional do Voluntário, com visita ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.
Hoje, dia 5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntário, o Banco Local de Voluntariado de Matosinhos (VEM) comemora seis anos de serviço à comunidade. Para assinalar a data, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, vai visitar o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, uma instituição que se associou ao VEM em 2008 e por onde já passaram desde então 10 voluntários.
Seis anos volvidos da sua formação, o Voluntariado em Matosinhos regista, atualmente, mais de 200 voluntários ativos e 48 instituições parceiras ativas. Existe ainda uma lista de candidatos a aguardar formação para colocação em instituição.
Em 2012 foram ministradas 17 formações iniciais para voluntários, uma para gestores e uma formação para voluntários de proximidade, com especialização em cuidador.
O Banco Local de Voluntariado de Matosinhos vai continuar a desenvolver o seu trabalho baseado em premissas de entreajuda e solidariedade, estando ao dispor da comunidade local para desempenhar da melhor forma o seu papel.
A Certificação deste serviço, no âmbito da Qualidade, que foi atribuída em 9 de Novembro de 2010, fez com que os objetivos do VEM se tornassem mais exigentes e rigorosos no cumprimento de todos os requisitos intrínsecos ao processo de voluntariado.
Se inicialmente a ação da Autarquia se consubstanciava ao voluntariado institucional, onde circunscrevíamos a intervenção à selecão, formação, e emparelhamento dos voluntários nas instituições locais, parceiras do projeto, atualmente o VEM evoluiu para outras vertentes. A especialização na área da proximidade e cuidador, permitiu-nos uma aproximação mais direta à população com necessidades especiais e em isolamento; a captação e envolvimento de algum do tecido empresarial, local, em ações de responsabilidade social, através do projeto InterVEM - voluntariado empresarial, fizeram com que houvesse uma rentabilização de esforços e meios para a materialização de algumas necessidades das instituições locais.
Na proximidade, este ano, foram fomentadas ações, que permitiram aos idosos, o contacto com realidades desconhecidas e o convívio com outros idosos, impulsionando a aproximação de interesses – yoga do riso, biodanza, visita ao aeroporto, passeio no douro, foram algumas das atividades.
No InterVEM, concretizaram-se alguns dos projetos a concurso, designadamente a pintura das fachadas da Casa Museu Abel Salazar, formações na área da nutrição e distribuição de produtos, a instituições locais.
No que concerne às áreas associadas ao desempenho do voluntariado, nas instituições, temos perfis ativos nas áreas da infância, 3ª idade, cultura, património, saúde, exclusão social, protecção ambiental, entre outras.
Conteúdo atualizado em5 de dezembro de 2012às 11:21
